BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Plantio de árvores começa a mudar visual da Atlântica
Trecho da orla entre ruas 4400 e 4600 receberá 47 árvores grandinhas que dão cara nova à avenida
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A praia Central de Balneário Camboriú começou a receber o plantio de árvores do projeto de reurbanização da nova orla que ao final do projeto será um parque linear de seis quilômetros de extensão.
O plano inicial de arborização prevê o plantio de 47 árvores no trecho 17, entre as ruas 4400 e 4600, na Barra Sul. As primeiras árvores foram plantadas no dog park e no playground do trecho 17.
Serão 96 árvores em 230 metros de extensão, sendo 47 novas que se integram às 49 já existentes na paisagem. Pelo projeto, 2500 árvores serão incorporadas à praia Central no decorrer da revitalização. O projeto segue tendências mundiais para praças urbanas.
Atualmente, a região da orla conta com 981 árvores, entre palmeiras jerivás e coqueiros, ao longo do calçadão da avenida Atlântica e nas calçadas em frente aos prédios.
De acordo com a prefeitura, o projeto de arborização envolve 23 espécies. A seleção, a compra, o plantio, a manutenção e a quantidade seguem indicações técnicas do projeto, doado pelo Instituto+BC e elaborado por especialistas. Os estudos consideram questões ambientais e paisagísticas, como a restinga, e a capacidade produtiva de viveiros de cultivo de plantas existentes no Brasil.
As árvores do projeto vêm desses viveiros e têm, em média, entre dois e cinco metros de altura, além de troncos robustos, por isso são consideradas mais resistentes. A operação de arborização, que faz parte da reurbanização da orla, seguirá com o plantio das árvores pro parque linear. Depois, é previsto que o plantio seja feito ao longo do sistema viário e nas calçadas dos prédios.
Mais áreas verdes
O projeto prevê transformações urbanísticas profundas na orla, com a valorização ambiental e a ampliação dos espaços públicos e de mobilidade na região para oferecer, a moradores e visitantes, um ambiente agradável e harmonioso para as atividades ao ar livre.
A proposta é de um grande parque linear nos seis quilômetros de extensão da praia Central, com parquinhos infantis, academia ao ar livre, dog parks, área de descanso, novos quiosques, ciclovia, pistas de corrida e de caminhada e quadras esportivas, entre outros espaços. O valor para a reurbanização está estimado em R$ 250 milhões.
O primeiro lote é executado pela construtora FG, em contrapartida urbanística no valor de R$ 13,6 milhões. As intervenções serão feitas de maneira gradual nos 18 trechos previstos, por empresas que possuem outorgas onerosas da construção civil.
Os próximos lotes a receberem os trabalhos serão os vizinhos 15, 16 e 18, também na Barra Sul.