SE LIGA
Motoristas têm que cumprir novas regras para tirar ou renovar a CNH
Diferenciação por idade e exames mais rigorosos passaram a valer em 2024
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

A partir deste ano, os motoristas vão enfrentar uma série de mudanças nas regras para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação. As alterações, propostas pelo governo federal, devem aprimorar a segurança no trânsito e modernizar o sistema de habilitação, acompanhando as demandas e avanços tecnológicos. Com as novas regras, a CNH vai passar por uma modernização, incluindo a implementação de um QR Code para facilitar a verificação de autenticidade. Além disso, a versão digital será mais integrada aos sistemas de trânsito e poderá ser utilizada em diversos estados.
A partir de agora, os prazos para a renovação são estabelecidos conforme a idade do condutor. Para motorista com menos de 50 anos, a validade da CNH é de 10 anos. Para aqueles com idade entre 50 e 70 anos, a validade é de cinco anos. E para o condutor que tem mais de 70 anos, a validade é de três anos.
Confira as principais mudanças
Continua depois da publicidade
Exames médicos mais rigorosos:
Para garantir que os condutores estejam em plenas condições físicas e mentais para dirigir, os exames médicos para obtenção e renovação da CNH serão mais detalhados. Será dada uma atenção especial à saúde mental, visão e condições cardíacas, ou seja, todos os condutores devem realizar exames psicológicos e toxicológicos, independente da categoria.
Aulas práticas com simuladores avançados:
As aulas práticas terão um componente adicional com a inclusão de simuladores mais avançados, que vão permitir que novos condutores enfrentem situações de tráfego desafiadoras de forma segura antes de estarem nas ruas.
Continua depois da publicidade
Curso de reciclagem on-line:
O curso de reciclagem, obrigatório para motoristas que atingirem a pontuação máxima de infrações, poderá ser realizado de forma on-line. Essa medida visa facilitar o acesso e promover a conscientização sobre as regras de trânsito.
Pontuação diferenciada:
A nova legislação modifica a pontuação relacionada a multas. Agora, o limite de pontos antes da suspensão da CNH 2024 aumenta para 40, desde que o motorista não tenha cometido infrações gravíssimas. Caso contrário, o limite permanece em 30 pontos.
Veja como renovar a CNH on-line
- Acesse o site do Detran
- Selecione “Iniciar atendimento” e “Renovação de CNH”
- Faça login com a sua Gov.br
- Preencha os dados para emitir uma guia
- Pague a guia e agende o exame médico pelo site
- Marque uma data para fazer a captura de imagem e biometria