Dia 2 de fevereiro
Festa pra Iemanjá acontece nesta sexta
Festividades serão nas praias do Atalaia e Cabeçudas; Navegantes também tem procissão para Nossa Senhora dos Navegantes
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os frequentadores dos mais de 80 terreiros espalhados por Itajaí e simpatizantes da umbanda e do candomblé devem colorir de branco e azul as areias das praias do Atalaia e Cabeçudas na noite desta sexta-feira para homenagear, agradecer e pedir proteção a Iemanjá, a rainha dos mares e mãe de todos os orixás. Já em Navegantes, a homenagem nesta sexta será para Nossa Senhora dos Navegantes feita pelos devotos da igreja católica à santa que faz sincretismo com a Rainha do Mar.
As festas à Iemanjá em Itajaí reunirão religiosidade, mas também o lado cultural das religiões que incorporam elementos sincréticos de devotos por várias gerações.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
As festas à Iemanjá em Itajaí reunirão religiosidade, mas também o lado cultural das religiões que incorporam elementos sincréticos de devotos por várias gerações.
Na praia do Atalaia, as homenagens e giras, que é o nome dado na umbanda a cultos constituídos por orações, cânticos e pela invocação de entidades, têm início por volta das 20h entre o Molhe e Bico do Papagaio.
A expectativa é que até duas mil pessoas participem. Só a Sociedade Espiritualista Nosso Senhor do Bonfim, de Itajaí, deve levar mais de 300 pessoas para a praia nesta sexta-feira.
O pai Luiz de Oxalá, mentor espiritual da entidade, conta que faz suas homenagens há mais de 50 anos. “Somos apenas um dos muitos terreiros que participam das homenagens a Iemanjá, que reúne também simpatizantes de outras religiões. Em 1974, foi a minha primeira participação, em Balneário Camboriú, e daí nunca mais parei”, diz o pai de santo.
Caminhada de Iemanjá em Cabeçudas
Em Cabeçudas, a Caminhada de Iemanjá está em sua nona edição e é hoje a principal festa em homenagem à orixá.
O cortejo parte do Templo de Ogum Beira Mar às 19h, rumo ao pontal norte de Cabeçudas, conhecido também como canto de Iemanjá.
Também estão programadas apresentações do Grupo Axé Odoya, do Grupo de Maracatu Nova Lua, performance teatral e Dança dos Orixás. A entrega do barco com a imagem de Iemanjá deve ocorrer às 21h30.
A organização é do pai de santo André Trindade, que informa que as homenagens serão precedidas de uma live com a mãe de santo, intérprete e sambista Juliana de Passos, que também terá participação especial na programação artística.
Trindade destaca que esse será um evento festivo e que as giras para a orixá já aconteceram no terreiro.
Dificuldades pra autorização
A ação da Fundação Cultural de Itajaí foi crucial para a realização da festa em Cabeçudas este ano. O organizador do evento conta que vem há quase um mês conversando com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação na tentativa da liberação dos alvarás, sem sucesso. “A cada ano que passa os auditores da pasta vêm criando mais dificuldades para a realização da festa. Mais do que intolerância religiosa, isso é um desrespeito com a orixá e com o itajaiense que paga seus impostos e tem o direito de cultuar a religião que quiser”, opina Trindade.
Ele diz que se não fosse a cultura entrar nas negociações, a festa não seria realizada por falta das autorizações. “Só temos a agradecer, eu, os seguidores e os simpatizantes da umbanda a toda a equipe da fundação cultural que desde a semana passada vem trabalhando incansavelmente na agilização das autorizações”. Procurado por diversas vezes, o secretário de Urbanismo Rodrigo Lamim não retornou à reportagem.
Navegantes terá procissão com manto de Nossa Senhora
A programação da 128ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega ao seu ponto mais alto neste final de semana. Nesta sexta-feira, haverá procissão terrestre com o maior manto de Nossa Senhora do mundo, já no domingo ocorre a procissão pelo rio Itajaí-açu.
A procissão terrestre acontecerá após a missa no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes a partir das 19h30 desta sexta. O manto tem mais de 1000 m² e entrou para o Guinness World Records, o livro de recordes, em fevereiro de 2018.
Todos os anos o maior manto do mundo é aberto na missa no feriado de Nossa Senhora Aparecida para celebrar a fé dos devotos, que logo após a celebração saem em procissão pelas ruas de Navegantes.
Depois da procissão acontece o show com Thiago Brado. A festa ainda terá almoço com bufê e churrasco, além de bolo, pastéis, espetinhos e batata frita para venda nesta sexta-feira.
No sábado haverá bingo com show de Prêmios Eletrônicos a partir das 15h. Já no início da noite, a partir das 19h30, serão celebradas missas e novenas. À noite ainda tem show com a Banda Malibu. Durante todo o sábado rola a venda de comidinhas e bebidas no pátio da igreja.
Procissão de barcos
Já no domingo acontece a tradicional procissão fluvial com os barcos percorrendo um trecho do rio Itajaí-açu. A procissão tem início após a missa das 15h. Os barcos sairão da altura do ferry-boat e vão até o bairro São Domingos, subindo o rio Itajaí-açu, e retornando até próximo do farol onde a água do rio encontra a água do mar. A banda Destak do Samba fará o show de encerramento da festa.
A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é certificada, desde 2022, como patrimônio imaterial de Santa Catarina e é reconhecida como patrimônio imaterial de Navegantes desde 2017.