BALNEÁRIO
Praia Central de BC vai ter Festa de Iemanjá nesta quinta-feira
Organizadores montaram uma vaquinha para pagar os equipamentos de som usados na homenagem
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A 26ª Festa de Iemanjá, tradição em Balneário Camboriú, reunirá admiradores da Rainha do Mar para homenageá-la segundo as tradições da umbanda, nesta quinta-feira, a partir das 20h. A festa é organizada pelo templo Reino de Juna Bomy, do Mestre Marne, e uma vaquinha foi criada para ajudar com os custos da homenagem, já que o evento não recebe verbas públicas.
A celebração acontece no dia 1º de fevereiro com início às 20h, no Pontal Norte da praia Central, quase em frente ao Hotel Marambaia. Durante a festa, os admiradores levam flores e velas à beira do mar e fiéis fazem seus pedidos e cânticos.
Segundo o templo Reino de Juna Bomy, em determinado momento da celebração, o público poderá depositar flores no barco que será levado pelo Corpo de Bombeiros de BC para o alto-mar. “Por questões ecológicas, não é permitido colocar objetos, frutas ou qualquer outra oferenda que não sejam flores naturais”, orienta a organização.
Em BC participam da festa, além dos devotos, moradores de diversas cidades de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O Reino de Juna Bomy contará com uma equipe de 50 voluntários responsáveis pela organização. A equipe ficará responsável por recolher resíduos que ficarem na areia da praia Central após o evento. “Também pedimos a colaboração de todos para que não levem bijuterias, joias, espelhos, bebidas, alimentos ou qualquer objeto que suje a praia. Somente flores”, orientam os organizadores.
O templo de umbanda Reino de Juna Bomy foi fundado em 1995 em BC, funciona na esquina das ruas Dom Daniel e Apiúna, no bairro dos Municípios, e neste ano não contará com apoio da prefeitura de BC.
Os organizadores explicam que a lei municipal 136/2023, que dispõe sobre a destinação e o recebimento de patrocínio do poder público para eventos realizados no município, impede o repasse de verbas para a Festa de Iemanjá. O inciso quarto, do parágrafo terceiro da legislação, veda patrocínio para eventos relacionados a entidades religiosas.
Sem apoio municipal, o templo montou uma vaquinha on-line para juntar dinheiro para as despesas. A vaquinha é necessária para cobrir os gastos de R$ 7000 com a instalação do equipamento de som. “Pedimos a colaboração de todos para realizarmos mais um grande e lindo dia”, explicam os organizadores da festa.
Para doar qualquer valor, a chave pix é o e-mail 4394565@vakinha.com.br ou clicando aqui. Até nesta terça, a vaquinha tinha arrecadado R$ 4345, com 54 apoiadores.