ALERTA

Empresários temem risco de porto de Itajaí continuar às moscas

Setor demonstra preocupação com capacidade de empresa em retomar operações

Mada Araújo rebate “fofoca” e alegações de “desinformados”
(foto: João Batista)
Mada Araújo rebate “fofoca” e alegações de “desinformados” (foto: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria

Empresários da cadeia do setor portuário relatam preocupação com a demora da Mada Araújo, vencedora do arrendamento provisório do Porto de Itajaí, em iniciar as operações no terminal. Para eles, a empresa está “enrolando” e com dificuldades financeiras na instalação dos equipamentos necessários pra retomada das movimentações. A Mada Araújo classificou as alegações como “fofoca”.

Continua depois da publicidade

No dia 15 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deu mais 30 dias para a arrendatária apresentar o Plano Básico de Implantação (PBI), que lista os investimentos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

No dia 15 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deu mais 30 dias para a arrendatária apresentar o Plano Básico de Implantação (PBI), que lista os investimentos e melhorias na preparação para as operações. Considerando ainda o prazo de alfandegamento, a empresa estima dar início às operações em até 100 dias.

Continua depois da publicidade

Para empresários do setor, a demora prejudica a retomada de linhas. Um deles comentou que essa é uma “época boa” para assumir, fazendo referência ao início das obras de adequação no cais da Portonave, que abriria espaço pra que algumas linhas pudessem ser redirecionadas pra Itajaí. O empresário informou que o terminal navegantino vai operar com metade do cais, dando prioridade para navios da MSC, dona do grupo.

Segundo ele, duas linhas de outros armadores já estariam indo pra Imbituba pra não ficar na “fila” em Navegantes, enquanto o Porto de Itajaí segue parado. A Portonave negou essas afirmações, esclarecendo ter regras claras para o recebimento de navios.

Continua depois da publicidade

Já o diretor-executivo da Mada, Marco Antônio de Araújo, rebateu as alegações dos empresários apontando que eles estão “desinformados”. “Desconhecem e não sabem o que falam. Como sempre, fofoca. Tanto o ministério [dos Portos] e a superintendência [do Porto de Itajaí] estão a par”, disse.

Marco afirmou que houve reuniões  com representantes do governo federal, prefeitura, câmara de vereadores, estado e setores portuários. “Não entendemos essas colocações desses desinformados. Tudo isso é lamentável. Estamos trabalhando sério e no prazo”, afirma.

Sobre a preparação do porto pra retomada das operações, o diretor informa que melhorias seguem em andamento, como reforma do pátio e instalação de cabeamento, galerias e tomadas para contêineres refrigerados, além de pinturas internas e reparo de vazamentos. Defensas e cabeços pra proteção e atracação de navios terão a colocação ainda nesta semana.

Ainda segundo o executivo, o PBI está praticamente concluído e a documentação do alfandegamento está em finalização. A empresa diz que a entrega de equipamentos está dentro do cronograma e que os equipamentos internos já estão todos revisados. “Tudo devidamente relatado e apresentado ao Ministério e à Superintendência quase que diariamente”, frisa Marco.

O contrato de arrendamento com a Mada foi assinado em 15 de dezembro. Desde a publicação do ato, em 20 de dezembro, a empresa está autorizada a trabalhar no porto. A superintendência informou que a preparação vem ocorrendo dentro do prazo normal considerando as documentações necessárias.

O porto confirmou que o presidente Lula da Silva (PT) virá pra Itajaí após o Carnaval, ainda no primeiro trimestre, pra marcar a retomada das operações e assinar a renovação da autoridade portuária municipal por 25 anos. Lula deve falar do edital para o arrendamento definitivo. Conforme a superintendência, o presidente virá quando o porto já estiver com navios em operação.

Continua depois da publicidade

 

Avanços foram discutidos em Itajaí por secretário nacional

Na semana passada, o secretário nacional de Portos, Alex de Ávila, esteve em Itajaí pra reuniões sobre o futuro do porto. Um encontro foi com o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e o vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT). No outro momento, participaram o diretor da Mada Araújo, o secretário estadual de Portos, Robison Coelho, o presidente da Intersindical dos Portuários, Ernando Alves Júnior e parlamentares.

Na reunião, a arrendatária reforçou que trabalha com empenho e dedicação pra retomada das operações. “Posso assegurar a todos os presentes, à sociedade num todo, aos trabalhadores portuários e todo o seu trade, que tudo está sendo pensado da melhor forma e apreço por Itajaí, no que tange ao retorno de cargas de contêineres”, garantiu Marco Antônio.

O secretário de Portos comentou que o contato com a empresa e a superintendência mostrou que o processo está avançando. “Estaremos acompanhando o tema de perto e cobrando para que a empresa vencedora do certame avance, cumpra com seus prazos e, no menor período de tempo, esteja com o Porto de Itajaí a pleno vapor”, disse.

Continua depois da publicidade

 

Secretário estadual demonstra preocupação

Secretário Robison Coelho informou que empresa precisa apresentar de onde virá recursos e investimentos (foto: Eduardo Valente/Secom)
Secretário Robison Coelho informou que empresa precisa apresentar de onde virá recursos e investimentos (foto: Eduardo Valente/Secom)

 

O secretário estadual de Portos, Robison Coelho, informou que discutiu a preocupação sobre a retomada do porto com o secretário Alex Ávila e com a Mada Araújo há duas semanas. Ele ressalta que a espera agora é pelo plano básico. “Eles vão precisar apresentar todos os investimentos, de onde vem a fonte de recursos, e se eles têm essa condição”, observa.

A outra espera é pelas questões burocráticas que envolvem licenças e o alfandegamento, mas a volta das cargas também depende do fechamento de contratos com navios. Robison lembra que receber cargas conteinerizadas são processos mais difíceis, porque a grande maioria dos armadores já tem contratos fechados com algum porto.

Continua depois da publicidade

“Também estamos bastante preocupados mas, neste momento, precisamos aguardar a apresentação desse plano básico”, concluiu.

 

Portonave prepara cais para navios de 400 metros

A obra de adequação da infraestrutura do cais da Portonave pra receber navios de até 400 metros de comprimento iniciou no dia 5 de janeiro. Em comunicado, a empresa informou que desenvolveu um planejamento criterioso com seus parceiros e faz ações para reduzir os possíveis impactos da obra, priorizando o atendimento ao cliente.

“A obra segue seu cronograma e a operação do Terminal está em plena atividade, sem qualquer perspectiva de paralisação”, divulgou.

O projeto tem investimento de quase R$ 1 bilhão e vai se estender até 2025. Sobre as regras para navios durante as obras, a empresa negou privilégios a armadores.

“Todos os armadores seguem as mesmas regras para atracação, que é por ordem de chegada na boca da barra. A exceção são as linhas de cabotagem, que possuem prioridade devido à operação em dias fixos nos portos brasileiros”, esclareceu.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

carla

01/02/2024 08:15

Que vergonha, que falta de consideração. Que isso fique de lembrança para os que destruíram o porto, e para os eleitores da próxima votação municipal, nosso porto tão Rico e com tantas coisas boas acontecendo na nossa cidade. Agora, quando se passa em frente, dá um aperto no coração de ver tudo aquilo parado. Porque não deixaram como estava, a empresa anterior a essa é da área, é conhecedora do que faz e tem dinheiro, experiência. Agora vamos ficar de novo com as mãos abanando.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.57

TV DIARINHO


🚨🐾 RESGATE EM BC! Dois cães foram salvos de maus-tratos na avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, ...





Especiais

Como indígenas quebram estereótipos e preconceitos no mercado

Aldear direitos e trabalho

Como indígenas quebram estereótipos e preconceitos no mercado

Por que o ódio às mulheres viraliza entre os jovens?

Adolescência

Por que o ódio às mulheres viraliza entre os jovens?

Filha vira advogada para ajudar a inocentar a mãe 12 anos após acusação de homicídio

JUSTIÇA

Filha vira advogada para ajudar a inocentar a mãe 12 anos após acusação de homicídio

Maternidade atípica: os desafios do cuidado e da aceitação

DESAFIADOR

Maternidade atípica: os desafios do cuidado e da aceitação

Escravizador na pele de abolicionista: abolição teve apoio de políticos que escravizaram

POLÍTICA

Escravizador na pele de abolicionista: abolição teve apoio de políticos que escravizaram



Blogs

  Cidadão do mundo

Blog da Jackie

Cidadão do mundo

Cuidado com a automedicação!

Espaço Saúde

Cuidado com a automedicação!

Você prepara seu chá corretamente?

Blog da Ale Francoise

Você prepara seu chá corretamente?

Líder

Blog do JC

Líder



Diz aí

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"

Diz aí, Vitor Vogel!

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"

Criador do canal Vogalizando a história participa do Diz aí!

AO VIVO

Criador do canal Vogalizando a história participa do Diz aí!

“Eu acho que isso pode acontecer. Pode acontecer do PSD estar com o PL”

DIZ AÍ, FABRÍCIO OLIVEIRA

“Eu acho que isso pode acontecer. Pode acontecer do PSD estar com o PL”

“Não sou favorável a golpe, e também não acredito que houve tentativa do golpe”, diz Fabrício Oliveira

DIZ Aí!

“Não sou favorável a golpe, e também não acredito que houve tentativa do golpe”, diz Fabrício Oliveira

Ex-prefeito de BC participa do programa “Diz aí!”

BALNEÁRIO

Ex-prefeito de BC participa do programa “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.