A distribuição das doses da primeira remessa da vacina contra a dengue não contempla nenhuma cidade da região da Amfri. Neste primeiro momento, Santa Catarina terá apenas 13 cidades atendidas, todas da região Norte. A aplicação começará em fevereiro.
No grupo estão Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá. ...
No grupo estão Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá. No Brasil, a vacinação vai atender 521 cidades de 16 estados.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram selecionadas as regiões em situação endêmica da doença, considerando critérios como alta taxa de transmissão e regiões com ao menos um município de grande porte (mais de 100 mil habitantes).
A estratégia de vacinação prevê atendimento às crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa que concentra maior número de hospitalizações por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023 – depois das pessoas idosas, grupo ainda não autorizado pela Anvisa a receber as doses.
A definição do público-alvo e regiões prioritárias foi necessária pela limitação de doses do laboratório japonês fabricante da vacina. A primeira remessa de 757 mil doses chegou ao Brasil no sábado passado. O lote faz parte de um total de 1,3 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.
Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além deste lote, o Ministério da Saúde comprou um total 5,2 milhões de doses para serem entregues ao longo de 2024. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.
A vacinação tem esquema de duas doses com intervalo de três meses. Os estudos da vacina apontaram eficácia de 80,2% contra a dengue e proteção por 12 meses.
Estado espera entrega
Em Santa Catarina, a secretaria de Saúde aguarda as informações oficiais do governo federal sobre a chegada das doses para só então divulgar como vai acontecer a aplicação no estado. Na quinta-feira, o governo apresentou o cenário da doença em SC e as ações de prevenção.
“Nesse primeiro momento, 13 municípios vão receber doses para crianças de 10 a 14 anos e isso vai acrescentar ao que já estamos planejando de ações para o estado para prevenir a doença. Mas não é a solução. Ainda assim precisamos desse esforço de todos para não deixar o mosquito nascer”, comentou a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Neste ano, o estado já registra 900% a mais de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. São 4043 casos prováveis de dengue e uma morte já confirmada. Além disso, foram identificados mais de 5 mil focos do mosquito em 186 municípios, dos quais 154 são considerados infestados.