Saúde
Mais de 90 farmácias vão distribuir absorventes gratuitos
Confira como vai funcionar em Itajaí, BC, Camboriú, Navegantes e Penha
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
As 92 farmácias da região cadastradas no Programa Farmácia Popular podem distribuir absorventes de forma gratuita para mulheres carentes. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira como política de dignidade menstrual. São 31 drogarias cadastradas no programa em Itajaí, 28 em Balneário Camboriú, 15 em Navegantes, nove em Camboriú e nove em Penha.
Para retirar os absorventes gratuitos, é preciso apresentar na farmácia documento de identificação, CPF e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual. A autorização pode ser gerada via aplicativo ou site do “Meu SUS Digital” (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis.
O benefício é destinado a pessoas entre 10 e 49 anos com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa no Cadastro Único. Estudantes de instituições públicas com renda de até meio salário mínimo (R$ 706) também têm direito. Pessoas que vivem na rua com qualquer valor de renda também tem direito de fazer a solicitação. Em todo o país, os critérios de vulnerabilidade somam mais de 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos.
Farmácias cadastradas na região
Em Itajaí, as 31 farmácias cadastradas no Programa Farmácia Popular estão distribuídas entre oito bairros diferentes. No centro, são 10 farmácias. As outras estão nos bairros Cordeiros, São Vicente, Fazenda, Itaipava, São João e Cidade Nova.
Em Balneário Camboriú, das 28 farmácias cadastradas, 20 ficam no centro. As outras estão no bairro das Nações, dos Estados, Nova Esperança, Cedros, Vila Real, Cidade Industrial e Barra.
A lista completa com as farmácias cadastradas no Programa Farmácia Popular está disponível no link.