Navegantes, Cabeçudas e Atalaia estão limpinhas para o banho de mar
Já parte da Praia Brava, em Itajaí, Gravatá, em Navegantes e a praia Central de BC continuam poluídas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
60% das praias catarinenses estão boas para o mergulho
(foto: Anderson Davi)
Praias de Itaja[i estão limpinhas para o banho (Foto: Anderson Davi)
As praias de Cabeçudas e Atalaia, em Itajaí, e a praia de Navegantes se tornaram próprias para banho nesta semana, como aponta o relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambienta (IMA) de Santa Catarina. Por outro lado, praias mais movimentadas da região, como Brava, em Itajaí, e Central, em Balneário Camboriú, continuam impróprias.
No relatório publicado pelo Ima nesta sexta-feira, referente à semana de 15 a 19 de janeiro, das amostras coletadas nos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 147 estão próprios ...
No relatório publicado pelo Ima nesta sexta-feira, referente à semana de 15 a 19 de janeiro, das amostras coletadas nos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 147 estão próprios para banho, o que representa 61,76%.
Com as coletas feitas na terça e quarta-feira, Cabeçudas se tornou própria para banho nesta semana, após começar o ano imprópria. Já a praia da Atalaia vem desde o dia 9 de janeiro recebendo a bandeira azul de própria para banho no mapa do Ima, com quatro coletas feitas nas duas últimas semanas.
No caso da Atalaia, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) informou que também faz o monitoramento através do Centro de Educação Ambiental (CEA) para testar a balneabilidade do local, confirmando o resultado apresentado pelo Ima. Ainda em Itajaí, três pontos na praia Brava seguem impróprios.
Dois pontos da praia de Navegantes se tornaram próprios para banho na última coleta, feita na quarta-feira. Já os dois pontos próximos ao Gravatá, seguem impróprios.
“Destacamos que o ponto de análise no centro, na avenida João Sacavem, tem um bom histórico. Como exemplo podemos citar que, em 2023, quase 90% de todas as amostras analisadas eram próprias para banho. Algumas oscilações pontuais como a que ocorreu no início do ano estavam provavelmente relacionadas aos fortes picos de chuva que ocorreram. Além disso, sabemos que a bacia do Itajaí-Açu contempla quase 16% do território catarinense, na prática isso significa que todas as águas e efluentes de diversos municípios inseridos na bacia vêm parar na nossa costa”, avalia Marcos Zaleski de Matos, superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes.
Para ser considerada própria para banho, uma praia precisa apresentar resultados considerados positivos em 80% ou mais de um conjunto de amostras nas últimas cinco coletas.
Outros municípios
Com a última coleta feita na quarta-feira, a Praia Central de Balneário Camboriú segue com todos os 10 pontos analisados poluídos. Já as praias de Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho estão próprias para banho, enquanto a praia de Taquaras tem um ponto próprio e outro impróprio.
Em Bombinhas, dos nove pontos de coleta apenas dois estão impróprios, nas praias de Bombas e de Bombinhas. Outros pontos coletados que estão com resultados positivos são também em Bombas e Bombinhas, além de Zimbros, Canto Grande e Mariscal.
Dos 11 pontos de coleta em Penha, sete pontos estão impróprios. Eles ficam nas praias Alegre, Armação do Itapocorói, Quilombo, Fortaleza e praia de São Miguel. Já os pontos próprios estão na praia da Saudade, praia Grande, praia Vermelha e prainha da Penha.
Porto Belo tem três pontos próprios e três impróprios, nas praias de Perequê e Porto Belo. Em Itapema, são seis pontos próprios para banho e três impróprios. Já Balneário Piçarras tem os dois pontos de coleta próprios para os banhistas.
Concentração de turistas
O professor Jurandir Pereira Filho, do Laboratório de Oceanografia Química da Univali, atuando nos cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, analisa que os resultados estão relacionados à concentração de turistas associada ao saneamento precário.
“No caso de Cabeçudas e Atalaia, por exemplo, embora as praias estejam movimentadas, essas praias não têm grande aumento de contingente de pernoite, não têm (ainda) verticalização, o que concentra as pessoas. No caso de BC e Brava, já se verifica grande aumento de condomínios verticais. Boa parte dos turistas que visitam a região tem como base BC ou Brava, ainda que eles possam visitar outras praias, como Cabeçudos e Atalaia”, avalia.
O especialista explica que ainda que “o volume de esgoto produzido vai ser muito maior nos locais de maior concentração da população, não nos locais de praias mais movimentadas. É claro que se o saneamento fosse eficiente, o tratamento resolveria esse problema. Mas se a situação persiste, isso reflete a ineficiência do saneamento”, completa.
Ele destaca também que as condições ambientais podem favorecer ou dificultar a dispersão ou diluição do esgoto, como vento, desembocadura de rios, chuvas e presença de ligações clandestinas de esgoto.
Banho de mar assistido pra pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção terão a oportunidade de desfrutar de banhos de mar e com segurança. O projeto Rodas ao Mar, coordenado pelo setor de paradesportos da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (Fmel), acontece na praia da Atalaia até o final de fevereiro.
O projeto promove acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção e proporciona a oportunidade de desfrutar da orla e do banho de mar por meio de cadeiras anfíbias.
A atividade acontece em dois horários, das 8h30 às 11h e das 15h às 16h30, em dias pré-estipulados. Neste sábado, o banho ocorre das 8h30 às 10h30 e o projeto se repete na quinta, sexta e sábado que vem.
Para participar, basta ir até a praia no horário estipulado. “Proporcionar momentos de lazer para as pessoas com deficiência é extremamente gratificante. A atividade contribui para a saúde física e mental dos participantes e os movimentos também ativam os sistemas respiratório e cardivascular”, destaca o diretor-executivo da Fmel, Paulo Maes.
PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO
Sábado 20/01 - 8h30 às 10h30
Quinta-feira 25/01 - 8h30 às 11h e 15h às 16h30
Sexta-feira 26/01 - 8h30 às 11h e 15h às 16h30
Sábado 27/01 - 8h30 às 10h30
Fim de semana será chuvoso em SC
Diferente da sexta-feira ensolarada, o fim de semana tem previsão de chuva.
No sábado, o ciclone vai se deslocar para sul, mas apesar da chuva o dia será quente, com máxima entre 32/34°C.
No domingo, um novo ciclone vai se formar na altura do Rio de Janeiro e o tempo permanece instável, sendo que as temperaturas não devem passar dos 29°C.
Com essas condições, o céu deve permanecer encoberto e a chuva deve cair especialmente na madrugada e ao final da tarde e noite. Tem também chance de trovoada isolada.
Já a previsão para a próxima semana é que a chuva permaneça, com volume acima de 120 mm. Será uma semana com predomínio das nuvens e chuva diária. Porém, as temperaturas serão mais amenas, entre 18 e 26°C.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.