ITAJAÍ
Moradores de Itajaí terão desconto de até 23% na conta de água
Perdão da fatura é por causa de água amarela saindo das torneiras
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
novo ano chegou com uma reclamação constante de água amarelada, em alguns casos até “chafé”, nas torneiras das casas de moradores de Itajaí. O problema está ocorrendo em vários bairros e ainda não foi resolvido pelo Semasa.
Só na manhã de quinta-feira o DIARINHO recebeu duas reclamações de água escura nas torneiras: na rua Heitor Liberato e na rua Hildebrando José da Silva, no bairro São João. “A nossa água está assim há um tempão. Estamos recebendo água com essa cor escura nas torneiras”, conta a moradora da rua Heitor Liberato.
O barbeiro Fernando Mafra explica que antes do Natal já tinha recebido água imprópria. Ele esvaziou e limpou a caixa d’água, mas desde a primeira semana de janeiro a água amarelada voltou às torneiras e ele teve que jogar toda a água da caixa fora novamente.
“Três dias antes do Natal teve água suja. Nesta semana, água suja de novo. Você liga para o Semasa e não vão dar desconto. A nossa fatura nunca chegou a R$ 200, agora veio R$ 400. E nenhum vereador se movimenta, não vejo um vereador falar sobre isso... Deveriam se unir e anular as faturas de fevereiro”, argumenta Fernando.
O Semasa confirmou que tem recebido as mesmas reclamações. A equipe técnica da Eta São Roque apura o que pode estar ocorrendo, porque a turbidez que surge na rede de abastecimento não estaria saindo da estação de tratamento, de onde a água sai límpida e transparente, alega a autarquia.
Na quarta-feira, o Semasa fez alguns ajustes nos produtos usados no tratamento para reduzir a turbidez e diz que já está dando resultado e reduzindo as ocorrências. “Além disso, a equipe ampliou há alguns dias as descargas na rede, que acelera a limpeza nas tubulações. Estamos cientes do problema e atuando para solucionar. Caso algum consumidor tenha prejuízo com roupas manchadas, o Semasa faz o ressarcimento. O pedido pode ser aberto pelo WhatsApp”, explica o Semasa.
Um projeto de lei também será enviado para a câmara de vereadores, assim que os parlamentares voltarem do recesso, no dia 1º de fevereiro, para abater uma semana de abastecimento de água da conta do consumidor, cerca de 23% do total.
O desconto, segundo o Semasa, deve chegar a até 23,3% na fatura de janeiro. O Semasa explica que, se o desconto não entrar em fevereiro, será aplicado no mês seguinte, em março. O desconto valerá para toda a cidade, mas somente para residências. Imóveis comerciais não receberão o abatimento.
A autarquia também pede que os moradores liguem para o Semasa relatando ocorrências de turbidez, a fim de ajudar no mapeamento das regiões de Itajaí atingidas pelo problema. A ligação deve ser feita pelos telefones 0800-645 0195, (47) 3344-9000 ou (47) 99261-3492 (WhatsApp).
Moradora acusa vizinho de desperdício de água
Uma moradora da rua Júlio Wilerding, no bairro Fazenda, em Itajaí, denunciou um vizinho por utilizar um lava jato para lavar as ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.