ITAJAÍ
Moradores de Itajaí terão desconto de até 23% na conta de água
Perdão da fatura é por causa de água amarela saindo das torneiras
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

novo ano chegou com uma reclamação constante de água amarelada, em alguns casos até “chafé”, nas torneiras das casas de moradores de Itajaí. O problema está ocorrendo em vários bairros e ainda não foi resolvido pelo Semasa.
Só na manhã de quinta-feira o DIARINHO recebeu duas reclamações de água escura nas torneiras: na rua Heitor Liberato e na rua Hildebrando José da Silva, no bairro São João. “A nossa água está assim há um tempão. Estamos recebendo água com essa cor escura nas torneiras”, conta a moradora da rua Heitor Liberato.
O barbeiro Fernando Mafra explica que antes do Natal já tinha recebido água imprópria. Ele esvaziou e limpou a caixa d’água, mas desde a primeira semana de janeiro a água amarelada voltou às torneiras e ele teve que jogar toda a água da caixa fora novamente.
“Três dias antes do Natal teve água suja. Nesta semana, água suja de novo. Você liga para o Semasa e não vão dar desconto. A nossa fatura nunca chegou a R$ 200, agora veio R$ 400. E nenhum vereador se movimenta, não vejo um vereador falar sobre isso... Deveriam se unir e anular as faturas de fevereiro”, argumenta Fernando.
O Semasa confirmou que tem recebido as mesmas reclamações. A equipe técnica da Eta São Roque apura o que pode estar ocorrendo, porque a turbidez que surge na rede de abastecimento não estaria saindo da estação de tratamento, de onde a água sai límpida e transparente, alega a autarquia.
Na quarta-feira, o Semasa fez alguns ajustes nos produtos usados no tratamento para reduzir a turbidez e diz que já está dando resultado e reduzindo as ocorrências. “Além disso, a equipe ampliou há alguns dias as descargas na rede, que acelera a limpeza nas tubulações. Estamos cientes do problema e atuando para solucionar. Caso algum consumidor tenha prejuízo com roupas manchadas, o Semasa faz o ressarcimento. O pedido pode ser aberto pelo WhatsApp”, explica o Semasa.
Um projeto de lei também será enviado para a câmara de vereadores, assim que os parlamentares voltarem do recesso, no dia 1º de fevereiro, para abater uma semana de abastecimento de água da conta do consumidor, cerca de 23% do total.
O desconto, segundo o Semasa, deve chegar a até 23,3% na fatura de janeiro. O Semasa explica que, se o desconto não entrar em fevereiro, será aplicado no mês seguinte, em março. O desconto valerá para toda a cidade, mas somente para residências. Imóveis comerciais não receberão o abatimento.
A autarquia também pede que os moradores liguem para o Semasa relatando ocorrências de turbidez, a fim de ajudar no mapeamento das regiões de Itajaí atingidas pelo problema. A ligação deve ser feita pelos telefones 0800-645 0195, (47) 3344-9000 ou (47) 99261-3492 (WhatsApp).
Continua depois da publicidade
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!