PENHA
Final de semana tem Mastro de São Sebastião em Penha
O falecido Ademar Ubirajara Vieira, o seu Bira, será homenageado pela comunidade católica
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Um dos rituais religiosos mais antigos da região vai rolar em Penha neste final de semana. As comunidades de Santa Lídia e Armação do Itapocoróy se preparam para o ritual do Mastro de São Sebastião.
A decoração do mastro inicia às 17h no sábado, na rua Angiolete João de Freitas, número 2840, e segue em direção à igreja católica no bairro Santa Lídia. Após o ritual, a missa acontece na paróquia Santa Paulina.
Já os devotos da Armação vão participar do cortejo por volta das 16h no domingo. O início está marcado para a rua José Camilo da Rosa, na antiga venda do Genésio, na Praia Grande.
O superintendente da Fundação de Cultura, Eduardo Bajara, diz que a saída do antigo comércio é uma homenagem póstuma ao seu Bira do Ibama, que seria o promesseiro deste ano. “Ademar Ubirajara Vieira, o seu Bira, será homenageado pela filha Cintia Vieira e seu esposo, Marcelo Cláudio Xavier, que será o promesseiro este ano, prestando uma homenagem póstuma ao sogro que, no ano passado, deixou clara sua vontade de realizar a tradição na sua casa”, relembra Bajara. Seu Bira curtiu a Praia Grande por quase 80 anos e era apaixonado pela região e sua cultura.
O Ritual do Mastro de São Sebastião acontece com músicas tradicionais locais entoadas pelos Foliões. As cantorias do Moçambique são acompanhadas de viola e tambores. Enquanto a trilha sonora rola, as mulheres prendem no mastro ramos verdes e flores. Ao longo da puxada do mastro, broas caseiras e a Consertada de Penha são distribuídos aos presentes.
No domingo seguinte ao evento, acontece a Missa de Ação de Graças a São Sebastião. Na celebração, os devotos levam massas de pão confeccionadas no formato do pedido atendido pelo santo. Os produtos serão leiloados. O valor vai para o Conselho da Capela, que reverte em benfeitorias.