Com o solzão e a temporada de verão no auge, uma reclamação costumeira de moradores e frequentadores da praia Brava, de Itajaí, voltou a aparecer: o uso da faixa de areia por bares e restaurantes ao longo da praia.
Continua depois da publicidade
Desta vez é um bar e conveniência na esquina da rua Doca Rebello com a avenida José Medeiros Vieira que gerou reclamação de uma moradora. Ela alega que os guarda-sóis e cadeiras do estabelecimento ...
Desta vez é um bar e conveniência na esquina da rua Doca Rebello com a avenida José Medeiros Vieira que gerou reclamação de uma moradora. Ela alega que os guarda-sóis e cadeiras do estabelecimento tomaram conta da areia e não deixam espaço para quem quer colocar o seu próprio guarda-sol naquela área.
Continua depois da publicidade
A moradora ainda reclama que outros bares estão fazendo o mesmo ao longo da orla.
De acordo com as regras da prefeitura de Itajaí, o estabelecimento pode colocar seus equipamentos na área que corresponde ao comprimento do seu terreno na orla da praia.
Continua depois da publicidade
Para ocupar uma área maior, é preciso a liberação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Os equipamentos também devem deixar espaço para a circulação de pessoas na praia.
Sobre o estabelecimento citado, a prefeitura informou que ele tem autorização para colocar suas cadeiras e guarda-sóis na praia.
“A auditoria fiscal está com equipes de fiscalização nas praias. O estabelecimento informado tem autorização para uso da área pública. No entanto, será encaminhado para o fiscal verificar se estão seguindo as determinações da normativa”, diz a secretaria.
Manobristas trancam avenida
A moradora também reclama de outro restaurante, na outra esquina da rua Doca Rebello, que utiliza o serviço de valet para estacionar os carros dos clientes.
Segundo a denunciante, os carros param na avenida para que os motoristas do restaurante peguem os veículos e acabam gerando trânsito na avenida José Medeiros Vieira, na frente da praia.
A Codetran informou que irá fiscalizar o local. “É importante ressaltar que, ao identificar possíveis irregularidades, a população deve acionar imediatamente a Codetran através do 153 para que os agentes possam ir até o local verificar”, aponta a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí.
Continua depois da publicidade