ITAJAÍ
UPA CIS e Cordeiros estão com falta de médicos
Cortes de hora extra prejudicam atendimento e funcionamento de Raio-X
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Uma funcionária da rede de saúde pública de Itajaí denuncia que o CIS do São Vicente e a UPA Cordeiros tiveram médicos demitidos, causando filas e demora para atendimento.
Segundo o relato da mulher, 75 pessoas aguardavam na fila do CIS na quinta, e mais de 125 na fila da UPA Cordeiros. “A equipe [do CIS] teve corte de três médicos e tem gente chorando, desesperada, pois a fila não anda”, conta a funcionária.
Continua depois da publicidade
A secretaria Municipal de Saúde afirma que desconhece essa informação e esclarece que há 17 médicos em atendimento nas UPAs CIS e Cordeiros, sendo 11 nos atendimentos de porta, dois nas salas vermelhas e quatro pediatras.
No começo da tarde de sexta-feira, segundo a secretaria, tinha apenas dois pacientes na fila da triagem para adultos, e oito pacientes adultos aguardando consulta médica, com uma média de 30 minutos de espera. A triagem pediátrica estava zerada.
Continua depois da publicidade
Sem hora extra
Comunicados espalhados pelas paredes da UPA do CIS São Vicente também apontam que a unidade opera com número reduzido de funcionários, devido aos cortes de hora extra. Além disso, a unidade estava sem Raio-x e sem atendimento na recepção pediátrica.
Erico Laurentino Sobrinho, secretário Municipal da Fazenda, publicou um ofício no dia 15 de dezembro suspendendo as horas extras de todos os servidores do município até o dia 31 de janeiro. “Tal medida se apresenta necessária diante dos fatores já conhecidos, em especial as dificuldades financeiras que temos enfrentado, bem como as peculiaridades quanto à folha de pagamento e da última parcela do décimo terceiro”, aponta o ofício, que também está exibido na unidade de saúde.
No entanto, a Secretaria de Saúde de Itajaí disse que a prefeitura voltou atrás e autorizou o pagamento de hora extra para que a UPA CIS siga com os atendimentos normalmente.
Já sobre a falta de Raio-x na UPA CIS, a secretaria destaca que os pacientes que necessitam de raio-x são encaminhados para fazer o exame na UPA Cordeiros. “A secretaria oferta o transporte aos usuários até a unidade e para o retorno à UPA CIS”, acrescenta a secretaria.
A UPA CIS foi orientada a retomar o serviço da recepção pediátrica ainda na quarta-feira da semana passada.
O novo Raio-x da UPA foi instalado recentemente e precisa de ajustes para iniciar a operação. A previsão é que os testes do equipamento sejam finalizados para que entre em funcionamento após o dia 2 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Morador reclama de demora e grosseria na UBS Espinheiros

Um morador de Itajaí entrou em contato com o DIARINHO para se queixar sobre a demora e o que chama de grosseria no atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do bairro Espinheiros. O homem foi até à UBS no dia 22 de dezembro e disse que o posto se negou a fazer a consulta por falta de médicos.
“O pessoal do balcão parece que fala com animais; não sabem explicar nada e os médicos ficam escondidos para não atender. O problema ali é que tu tem que sair às 6h de casa para chegar cedo e tirar a ficha. Eles abrem às 7h e começam a atender depois das 8h30, 9h, daí eles te chamam quando dá vontade. A desculpa é que não tem médico, aí joga de um joga pro outro e ninguém faz nada”, desabafa o morador.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí afirma que lamenta que o paciente tenha passado por essa situação e esclarece que não compactua com esse mau atendimento. “Os profissionais da saúde devem trabalhar com atendimento humanizado, ainda que se tenha uma alta demanda de pacientes, como ocorreu nesse dia. A prioridade é o acolhimento e atenção a todos”, explica a secretaria.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura de Itajaí, a UBS Espinheiros opera com a quantidade normal de médicos para atendimento da população. A unidade conta com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família e cada equipe dispõe de médico das 7h às 17h.
Além disso, há ginecologista nas terças-feiras das 8h às 17h e pediatra nas quartas das 8h às 17h e nas sextas das 8 às 12h.