Novos tempos

Papa Francisco orienta padres e sacerdotes a abençoarem casais homoafetivos

A bênção não tem o papel do matrimônio, mas é vista como um avanço da igreja

O Vaticano anunciou a aprovação do documento pelo Papa Francisco na última segunda-feira (foto: divulgação)
O Vaticano anunciou a aprovação do documento pelo Papa Francisco na última segunda-feira (foto: divulgação)

Aos 56 anos, a administradora M.D.F. mantém há quase 30 anos uma união estável com uma advogada da mesma faixa etária. As duas têm um filho adotivo, que está hoje com 26 anos, e duas netas. M. foi criada por uma família católica e ela mesma se autodenomina “carola”. Ela nunca teve problemas com sua orientação sexual, mas conta que o fato de “viver em pecado” aos olhos da igreja sempre a incomodou, principalmente com relação ao que pensava sua mãe e suas tias. 

A aprovação pelo Papa Francisco à igreja católica para permitir que sacerdotes e cardeais abençoem casais homoafetivos é vista por ela como um alento, mesmo que essa nova resolução destaque que a ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A aprovação pelo Papa Francisco à igreja católica para permitir que sacerdotes e cardeais abençoem casais homoafetivos é vista por ela como um alento, mesmo que essa nova resolução destaque que a doutrina exclui qualquer ritualização que considere o matrimônio.

Continua depois da publicidade

É inegável que essa decisão histórica, e para muitos “controversa”, significa um avanço em relação à abertura da igreja católica aos novos tempos.

A orientação é vista por muitos como um dos maiores avanços na aproximação da igreja a fiéis homossexuais, que há décadas pedem mudanças e modernizações na religião. No entanto, poucos sabem realmente o que há nas entrelinhas dessa decisão papal. 

O padre Paulo Profilo, professor de Direito Canônico no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, esclarece que o documento publicado é uma declaração, o que significa que ele não tem força de lei e, portanto, não é uma obrigação. “É uma declaração feita por um dicastério da Cúria Romana, que é o da Doutrina da Fé, que traz indicações pastorais e que foi aprovado pelo Papa Francisco.”

Outro ponto destacado pelo especialista é que a orientação se refere a bênçãos (seja de casais homoafetivos ou em segundas núpcias) e não ao sacramento do matrimônio, situações canônicas que para a igreja continuam sendo irregulares. “Esse documento não muda nada da doutrina. Apenas significa que a igreja concorda com essas situações e que essas pessoas são merecedoras das bênçãos de Deus para continuarem seu caminho de vida”, pontua.

Essa orientação também não obriga os padres católicos a abençoarem tais uniões. Eles terão a prerrogativa de se negar a fazer a cerimônia, sem qualquer justificativa. Por outro lado, o documento proíbe que os padres impeçam “a entrada [em igrejas] de pessoas em qualquer situação que queiram procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Em resumo, com essa declaração o Vaticano não mudou a postura sobre união homossexual. A igreja continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular”, mas ao mesmo tempo afirma que a autorização de bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos”.

 

Aprender a amar

Continua depois da publicidade

O padre Fabricio Bernardo, da Missão de Evangelização São José, da Igreja Católica Apostólica Brasileira, em Itapema, diz que como sacerdote evita opinar sobre assuntos relacionados à igreja de Roma, no entanto, pelo fato dessa pauta atingir tantas outras vertentes do catolicismo nacional e mundial, declara que tem em seu coração e na sua vida a necessidade de amar a todos e a igreja, em sua totalidade. O padre diz ainda que precisa abrir seu coração para aprender a amar.

“Se um sacerdote não pode abençoar uma pessoa gay, o que a própria Igreja fará com os padres, bispos e cardeais que são gays e estão no altar celebrando a Eucaristia? E com muitos outros que estão em suas casas paroquiais ou em parques públicos realizando as práticas de evangelização?”

No entanto, padre Fabrício concorda com o professor Paulo Profilo de que essa autorização não atinge o sacramento do matrimônio. “A questão em si implica no abençoar pessoas homossexuais e em nossa missão temos casais homoafetivos que participam, celebram, ajudam e são abençoados”, arremata.

Continua depois da publicidade

Procurado, o padre André Gonzaga, capelão da Universidade do Vale do Itajaí, diz que ainda não teve oportunidade de ler o documento e, portanto, não vai se manifestar. Já a Arquidiocese de Florianópolis não respondeu aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta matéria.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.56

Podcast

Fogo atinge armazém de cerveja em Itapema

Fogo atinge armazém de cerveja em Itapema

Publicado 24/12/2025 19:29



TV DIARINHO


🕘MINUTO DIARINHO🕒 🚨 CHAMAS E FUMAÇA EM ITAPEMA Um armazém de cerveja pegou fogo e mobilizou os bombeiros ...



Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Blogs

Hábitos de vida importam mais do que intervenções tardias.

Espaço Saúde

Hábitos de vida importam mais do que intervenções tardias.

Unimed Litoral é a melhor do Brasil

Blog do Magru

Unimed Litoral é a melhor do Brasil

A escolha do ungido (a)

Blog do JC

A escolha do ungido (a)

Natal em poucos versos — haikais para uma noite longa

VersoLuz

Natal em poucos versos — haikais para uma noite longa



Diz aí

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.