BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Casal de pinguins do Oceanic Aquarium terá filhotes
Esta será a primeira reprodução da espécie no aquário
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
O Chandler e a Rachel, o casal de pinguins do Oceanic Aquarium, estão à espera de filhotes. Esta será a primeira reprodução da espécie no aquário de Balneário Camboriú. Os ovos estão sendo chocados por eles há cerca de duas semanas.
As aves vivem num padrão de bem-estar animal no Oceanic Aquarium, que tem uma equipe técnica voltada a cuidar deles. E o time terá um grande desafio na espera dos primeiros filhotes de pinguins.
O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave sul-americana característica de águas temperadas. Habita a costa do Brasil, Argentina e Chile. As populações dessa espécie sofreram uma redução de 20% ao longo dos últimos 20 anos, motivado pela redução do número de presas devido à pesca, mudanças climáticas e contaminação por óleo.
“Aquários tem um papel fundamental na recuperação das populações naturais. O Oceanic Aquarium, por exemplo, recebeu eles juvenis do Parque Escola Sabina (SP) e a equipe realizou um exaustivo trabalho nos cuidados dos animais. Este trabalho gerou a formação de nosso primeiro casal (Chandler e Rachel) e a obtenção de nossos primeiros dois ovos”, explica André Neto, biólogo responsável no Oceanic Aquarium.
A equipe é formada por cerca de 20 profissionais, entre veterinários, tratadores, nutricionistas e operadores de Sistema de Suporte a vida. Os pinguins-de-magalhães formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação. Depois de formar o casal, tendem a permanecer juntos por muitas temporadas de reprodução, que ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.
Os ovos são chocados pelo pai e pela mãe, que se revezam para alimentação e cuidado com o ninho. A gestação dura pouco mais de um mês, de 39 a 42 dias. Eles nascem com aproximadamente 100 gramas e a alimentação é feita por ambos os pais por cerca de dois meses.
A equipe técnica está acompanhando de perto e a cada semana faz a pesagem e a análise dos ovos através do Ovoscópio para saber como está a saúde e o desenvolvimento do embrião. Também tem feito imagens do ninho para não deixar passar nenhum detalhe.
“Mal podemos esperar pelo nascimento deles”, comenta Neto. Os filhotes devem nascer na primeira semana de 2024.