ITAJAÍ
Marieta inaugura Centro de Diagnóstico de Imagens no Complexo Madre Teresa
Departamento integra o novo complexo Madre Teresa e promete equipamentos modernos e de alta resolução
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, inaugurou na semana passada a nova estrutura do Centro de Diagnóstico por Imagem. A abertura contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Carmen Zanotto.
O novo espaço fica no primeiro pavimento do recém-inaugurado Complexo Madre Teresa. Ali são realizados exames de imagem, videoscópicos e gráficos. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira. O parque tecnológico conta com equipamentos modernos e de alta resolução, com o objetivo de garantir exames de qualidade para a população.
Além de criar um ambiente mais moderno, o Centro de Diagnóstico oferece uma sala para ressonância magnética, outra para tomografia, quatro para ultrassom, três para raio-X, uma para mamografia, duas para métodos videoscópicos, uma para teste ergométrico, outra para eletrocardiograma, uma para ecocardiograma convencional e transesofágico, e mais uma para eletroencefalograma.
“Eu quero destacar aqui a riqueza dos equipamentos em qualidade, mas também a distribuição dos espaços físicos, cuidando da humanização para os pacientes ambulatoriais, para que eles possam ficar acomodados até o momento do retorno para as suas casas. É um grande Centro de Diagnóstico que agora oferecemos aos pacientes através do SUS”, afirmou Zanotto.
Com esta inauguração, o Complexo Madre Teresa já conta com a Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), nos dois primeiros pavimentos, e uma nova ala de internação com 41 leitos localizada no 11º andar da torre. Para a construção total do complexo, o governo de Santa Catarina investiu mais de R$ 134,6 milhões.
“Essa abertura é mais um compromisso que havíamos assumido de, aos poucos, colocar o Complexo Madre Teresa em funcionamento. Este ano, já inauguramos a Unacon, o Ambulatório de Especialidades, 20 novos leitos de UTI e 41 novos leitos de internação, garantindo mais acolhimento para os pacientes,” explica a diretora do Marieta, irmã Simone Santana.
Além da Unacon, 41 leitos de internação, Centro de Diagnóstico por Imagem, UTIs adulto e neonatal e ambulatório, o Complexo Madre Teresa vai contar também com urgência e emergência, banco de leite, 241 leitos de internação, 10 leitos de unidade de cuidados intensivos, 12 salas cirúrgicas sendo três obstétricas e central de materiais esterilizados, distribuídos numa área de mais de 21 mil m². As datas das próximas inaugurações não foram confirmadas pelo hospital Marieta Konder.