O caça F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), que chegou ao Brasil através da Portonave, já está sendo preparado para decolar do aeroporto Internacional de Navegantes.
A aeronave, fabricada pela Saab, na Suécia, embarcou pelo Porto de Norrkoping, no navio MV Florijngracht, e chegou ao Porto de Navegantes na terça-feira. Ele foi transportado do porto ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A aeronave, fabricada pela Saab, na Suécia, embarcou pelo Porto de Norrkoping, no navio MV Florijngracht, e chegou ao Porto de Navegantes na terça-feira. Ele foi transportado do porto ao aeroporto através de uma operação especial pelas ruas de Navegantes, na madrugada de quarta-feira.
Segundo a assessoria da CCR Aeroportos, o caça será montado e passará por testes de motores e sistemas antes de partir. A decolagem para a Base Aérea de Anápolis (GO) deve ocorrer até sexta-feira.
Já são oito caças desembarcados pela Portonave, sendo o primeiro em 2020 e os outros em 2022 e 2023. Mais duas remessas devem chegar ao Brasil em 2024.
O programa Gripen brasileiro é uma parceria entre o Brasil e o governo da Suécia para o desenvolvimento de tecnologias e o fornecimento de caças à Força Aérea Brasileira.
O contrato inclui aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte, equipamentos, treinamento, armamentos e um acordo de cooperação industrial que se tornou o maior programa de transferência de tecnologia em curso no Brasil.