Defesa Civil de Itajaí alerta para uma onda de calor que mantém o ar seco, quente e com sol de rachar nos próximos dias. As temperaturas máximas poderão chegar a 33°C e as mínimas ficarão elevadas, entre 18/23°C, até sexta-feira. Pro final de semana, o calor pode chegar aos 40°C.
Também está prevista chuva fraca no fim do dia e ventos que podem ter rajadas acima de 45 km/h. Ventania mais forte é esperada no Litoral Sul.
O calor está ligado à presença de uma massa de ar quente no Sul. No Vale do Itajaí, Extremo-Oeste e Litoral, as máximas ficarão próximas de 40°C no sábado e domingo, segundo a previsão do Ciram/Epagri.
“Essa é uma amostra do verão, que começa no Hemisfério Sul no dia 22 de dezembro à 0h27 e promete calor acima da média para os catarinenses”, informa a Epagri. Nesta quinta-feira as temperaturas já sobem, com máximas acima dos 30°C na maioria das regiões. O sol predomina entre poucas nuvens no estado, com chances de trovoadas à tarde no Extremo-Oeste e Oeste.
Entre sexta e domingo, a condição de trovoadas se estende para o resto do estado, mas com pancadas bem isoladas de chuva devido à elevação das temperaturas.
Pico de quase 30°C
De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, na terça-feira foi registrada máxima de 27,5°C em Itajaí e de 29°C em Camboriú. Nesta quarta, por volta das 13h, os termômetros indicavam 28,2°C em Itajaí e 29,6°C em Camboriú.
“Para os próximos dias, dependendo do modelo, um pouco para baixo ou acima, as máximas ficarão entre 31/33°C. Alguns modelos colocam até um pouquinho acima para sexta e sábado, mas a maioria ficará nesse intervalo”, informa o coordenador do laboratório, Sergey de Araújo.
Conforme o monitoramento da Univali, neste mês Itajaí já registrou pico de 35,2°C, no dia 7 de dezembro. Em Camboriú, a máxima registrada foi de 36,3°C no mesmo dia.
As medições e previsões confirmam que a temporada de verão será de calor acima da média, sob influência do El Niño, que continuará afetando o clima até abril de 2024, com chuva também acima da média.
Para as temperaturas, a probabilidade é de 70% a mais que a média histórica. Em janeiro, é esperado máxima de 29,7°C e mínima de 21°C, com média na casa dos 25,4°C. O recorde da temperatura máxima em Itajaí foi de 38,9°C em 2019.