A projeção é do Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina (Almanach), que aponta a nacionalidade dos turistas: argentinos, chilenos e paraguaios. “A temporada de verão será excelente e vai superar os números antes da pandemia e nós temos essa incrível responsabilidade de estar sendo o ponto de equilíbrio entre o trade e o turista”, explica o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva.
Os turistas chegarão ao estado de avião e em navios de cruzeiros. Previsão é de 10% de aumento no fluxo aéreo e 62% no marítimo, em relação à temporada passada. A maioria dos turistas virá através dos aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Campinas, com destino aos aeroportos de Chapecó, Florianópolis e Navegantes.
O turismo de transatlânticos é outro destaque, com Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo recebendo turistas pelos mares. Itajaí, por exemplo, terá três navios inéditos entre os oito que estarão na cidade nas 42 operações desta temporada. Já em BC vão rolar 60 escalas, 58 delas com pernoites, aumento de 140% de chegadas em relação ao período anterior.
De acordo com o Almanach, há estimativa de que o número de visitantes chegue a mais de 880 mil pessoas em SC na temporada. O levantamento aponta a ampliação na estimativa da população flutuante, sendo 75% a mais do que na mesma época do ano anterior.
A região da Amfri tem as principais atrações que são as queridinhas dos turistas, como Beto Carrero, de Penha, Parque Unipraias, Cristo Luz, praia de Laranjeiras, de BC, e praia de Bombinhas. Também estão na lista locais famosos de Florianópolis, como Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Joaquina e Ilha do Campeche.
Trabalho informal
O Almanach prevê aumento de 17% nos trabalhos informais durante a temporada de verão, especialmente nas áreas de alimentação, hospedagem, atividades culturais e desportivas, transporte e agências de viagem.
Para proporcionar uma temporada inesquecível aos visitantes, o secretário de Turismo, Evandro Neiva, comenta que reuniões internas estão sendo realizadas com outras secretarias para traçar a relação de governo, de segurança, do meio ambiente, da parte das praias e também a parte integrada com a serra. “O verão promete; nós estamos construindo uma relação importante com o trade e também com as companhias aéreas, com os sites de venda, então tenho certeza que essa relação cada vez mais promocional, comercial, mostrando que o governo realmente é um grande incentivador nessa ligação entre os players do turismo”, conclui.