A Polícia Militar de Santa Catarina anunciou a troca de comando no batalhão de Balneário Camboriú. A data da mudança e o nome de quem assumirá o lugar do tenente-coronel Rafael Vicente ainda não foram confirmados pelo comando-geral da PMSC, mas já foi o suficiente para os bastidores políticos esquentarem.
Continua depois da publicidade
A troca de comando deve ocorrer ainda em dezembro. O fato de Balneário Camboriú ter um novo comandante às vésperas da festa da virada, quando a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas, preocupa ...
A troca de comando deve ocorrer ainda em dezembro. O fato de Balneário Camboriú ter um novo comandante às vésperas da festa da virada, quando a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas, preocupa parte da cidade. Alguns alegam que a troca pode prejudicar a operação montada para a virada de ano na orla de BC.
No entanto, o nome indicado para assumir o posto é de um policial com experiência de décadas na corporação, com atuações de anos em Itajaí e Balneário Camboriú. O tenente-coronel Dagoberto Fernandes Delaite ingressou na PM em 1999, iniciando a carreira em Ponte Serrada, passando por Itajaí, BC e atualmente está lotado em Florianópolis.
Na capital, ele trabalha no setor da corregedoria-geral da PM. “Trabalhou a vida toda aqui em BC. Depois foi pra corregedoria-geral. Ele é considerado linha dura, legalista e bom militar, mas mais ligado ao administrativo”, contou uma fonte policial ao DIARINHO.
O perfil é o contrário do atual comandante da PM, Rafael Vicente. O tenente-coronel Vicente é considerado um policial mais técnico, atuou por anos no Batalhão de Operações Especiais (Bope) e tem o foco muito ligado às operações e resultados.
Ao DIARINHO o comandante Vicente confirmou a intenção do comando Geral da PMSC na passagem de comando, mas não soube os motivos e nem quando a troca ocorrerá.
Continua depois da publicidade
Fator Bolsonaro pode ter influenciado a troca
Nos bastidores, se fala que a saída de Rafael Vicente do comando está ligada a dois episódios envolvendo o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Jair Renan. Em agosto deste ano, seis dias antes de ser alvo de buscas e apreensão em operação da Polícia Civil, Jair Renan fez uma visita guiada ao batalhão da PM de BC, acompanhado do herdeiro do Grupo Dalçóquio, Emílio Dalçóquio.
A dupla foi recebida pelo comandante Rafael Vicente, manuseou armas de grosso calibre da corporação e visitando a academia de boxe, além de posar na frente do helicóptero Águia da PM. A visita foi divulgada por Renan nas redes sociais.
Na semana passada, Renan participou da formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Camboriú – o quartel de Camboriú é subordinado à PM de BC.
Além de sentar à mesa das autoridades, Renan fez imagens com a criançada e entregou presentes aos ganhadores das melhores redações. A PM alegou que Jair Renan esteve no cerimonial como representante do senador Jorge Seif (PL). O filho 04 de Bolsonaro veio morar em BC no mês de janeiro deste ano, justamente para assessorar o senador catarinense.
“Prerrogativas administrativas e operacionais”, diz PMSC
A comunicação social da PM de SC não confirmou os motivos da mudança no comando de BC. “As mudanças de comando são prerrogativas administrativas e operacionais do comando-geral da PMSC. Faz parte da rotina da corporação. Os motivos são operacionais, de rodízio normal que existe dentro da corporação”, informou a corporação.
Sobre o fato de a troca de comando ocorrer às vésperas da temporada de verão, a corporação não vê motivo para preocupação ou aflição da sociedade. “A PMSC trabalha de forma integrada e os seus processos e protocolos já estão definidos. Esse tipo de mudança não interfere no processo e no andamento de qualquer operação”, completou a nota da PM, sem confirmar o nome que substituirá Rafael Vicente e nem qual dia ocorrerá a passagem de comando.
O comando-geral da PMSC também não confirmou se haverá outras trocas nas cidades da região nos próximos dias. “Outras trocas de comando poderão ocorrer, se necessário, em outras cidades, mas sem data ainda definida e nem os locais”, finalizou a PMSC.
Continua depois da publicidade