Colunas


Coluna Esplanada

Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

ACM Neto, o plano B


ACM Neto, o plano B

Longe de mandato há cinco anos, o baiano ACM Neto (União), ex-prefeito de Salvador e único expoente político do Carlismo – termo criado pelos seguidores do falecido avô ACM – está trabalhando como mineiro para ser alçado a alguma candidatura de destaque em 2026, aproveitando a forte federação de centro-direita União-PP, criada com sua ajuda no Congresso Nacional. A frente partidária – que se diz de oposição, todavia mantém dois ministérios e a presidência da Caixa no governo Lula da Silva – conta com 109 deputados e 14 senadores. Sumido do mapa eleitoral atual, mas atuando entre gabinetes de caciques, ACM pode surgir como um coringa neste consórcio eleitoral. Segundo próximos, ele pretende aparecer nas urnas numa dessas frentes: disputar o governo da Bahia (do qual saiu derrotado em 2022), o Senado ou ser vice na chapa de um nome viável da direita à presidência da República, caso Ronaldo Caiado, hoje o nome do grupo, não vingue nas pesquisas ao Planalto.

Sem água e luz

Cresce, junto ao Itamaraty e ao palácio, a pressão para que o Brasil, responsável pela sede da Embaixada da Argentina na Venezuela, suba o tom com o ditador Nicolás Maduro e arranque um ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Sem água e luz

Cresce, junto ao Itamaraty e ao palácio, a pressão para que o Brasil, responsável pela sede da Embaixada da Argentina na Venezuela, suba o tom com o ditador Nicolás Maduro e arranque um salvo-conduto para os cinco opositores exilados, sem água nem luz, dentro do prédio. O tema ganhou força depois que o governo brasileiro pressionou o do Peru a conceder salvo-conduto para a ex-primeira-dama Nadine Heredia.

SUS pago?

Não há dúvidas de que o SUS é um dos melhores modelos de saúde pública do mundo, sem custos à população. Mas a proposta do governo de criar plano de saúde do SUS, a R$ 100 por mês, mobiliza a oposição. Os ministros da Fazenda, Planejamento e Saúde, além do secretário-geral da presidência, terão de explicá-lo. A oposição aposta que é um factoide eleitoral para esvaziar o escândalo das aposentadorias.

Vergonha mundial

O resgate da ex-primeira-dama condenada Nadine Heredia ainda rende críticas e retaliações ao governo Lula da Silva III. Além da Transparência Internacional, o escândalo travou a visita do presidente do congresso peruano, Eduardo Cavides, há dias, quando se reuniria com Davi Alcolumbre e Hugo Motta. Haveria também encontros e jantares com missão de empresários brasileiros que investem no Peru.

Níver solidário

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) festejou aniversário com almoço beneficente na Fazenda da Esperança Feminina, em Palmas (TO). Recusou presentes e pediu doações: arrecadou R$ 600 mil para a instituição. O valor será para obras de reconstrução após as chuvas. Apoiada pela igreja católica, a Fazenda, também presente em outras cidades, é a maior entidade de tratamento e recuperação de dependentes químicos do mundo.

Lá do Saara

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) abraçou a pressão do embaixador Nabil Adghoghi, e apresentou na Câmara a Moção de Solidariedade ao Reino do Marrocos em razão de supostos atos cometidos pelas milícias armadas do Polisário. O grupo reivindica a independência do Saara ocidental.

ESPLANADEIRA

#Festival Clima de Mudança, pela ONG Habitat Brasil e o Centro Sabiá, acontece dia 14 no Recife. #Clariá lança 1º single do novo álbum de pop e MPB. #Temporada 2025 da Stock Car: novos carros contarão com solução inédita da ArcelorMittal. #Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 160 mil visitantes em abril. #Ânima: novo curso aborda estéticas e novas linguagens a partir da carreira de Lady Gaga. #Marcus Buaiz lança amanhã o livro “As 7 leis da conexão” no JK Iguatemi (SP).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha de Carlos Bolsonaro concorrer ao senado por Santa Catarina?

Ele teria o meu voto!

Já não basta o 04, agora o “clã Bolsonaro” também quer empurrar o 02 pra SC

Não sei ainda

Ridículo! Ele mal sabe onde fica Santa Catarina



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Colunistas

Véio da Havan quer horário de verão

JotaCê

Véio da Havan quer horário de verão

É a geopolítica

Coluna Esplanada

É a geopolítica

Efeito Trump: setor produtivo pede negociação

Coluna Acontece SC

Efeito Trump: setor produtivo pede negociação

SC apresenta projeto de câmeras com reconhecimento facial

Charge do Dia

SC apresenta projeto de câmeras com reconhecimento facial

Ataque de nervos

Via Streaming

Ataque de nervos




Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.