O Figueirense definiu o seu treinador para a temporada 2024. O novo comandante é João Burse, de 41 anos, que em 2023 comandou o Tombense (MG) na Série B do Brasileiro. Ele será apresentado oficialmente na manhã de segunda-feira, no centro de treinamentos do alvinegro. Além do Campeonato Catarinense, o Figueira vai disputar a Série C do Brasileiro.
Continua depois da publicidade
Burse iniciou sua carreira de treinador no ano de 2012, nas categorias de base do Mogi Mirim (SP). Atuou também na base do Palmeiras e do Vitória (BA), onde teve sua primeira experiência na equipe ...
Burse iniciou sua carreira de treinador no ano de 2012, nas categorias de base do Mogi Mirim (SP). Atuou também na base do Palmeiras e do Vitória (BA), onde teve sua primeira experiência na equipe profissional em 2018.
Continua depois da publicidade
De 2020 a 2022, o treinador comandou o Cianorte (PR), seguindo na mesma temporada para o Vitória (BA). Em Salvador, conquistou o acesso rubro-negro para a Série B em 2022 e fez parte da formação do elenco que conquistou o título da Série B em 2023. Após deixar o Vitória em fevereiro deste ano, comandou o Tombense em 12 partidas da Série B.
Continua depois da publicidade
Reformulação na SAF
O Figueirense também anunciou mudanças importantes no comando da sua SAF. Enrico Ambrogini é novo CEO do Figueirense FC SAF. Já Marco Aurélio Cunha, vai ocupar o cargo de Diretor Executivo de Futebol.
Depois de passar pelo departamento de futebol de clubes como Flamengo e Athletico-PR, Ambrogini partiu para uma experiência internacional em 2021 no Real Valladolid, da Espanha, de onde se transferiu no ano seguinte para o Cruzeiro, ambos times que tem a SAF comandada por Ronaldo Nazário. O time mineiro foi o último clube de Enrico antes de assumir a gestão da SAF do Figueirense.
Já Marco Aurélio Cunha tem um vasto currículo no futebol brasileiro, onde se destacou especialmente no São Paulo nas últimas décadas. Ele tem passagem pelo Figueirense entre 1999 e 2000, onde conquistou o estadual de 1999, e já trabalhou no departamento de futebol do Avaí em duas oportunidades. Seu último trabalho no futebol foi a coordenação da Seleção feminina, de 2015 a 2020.