MARKETING
7 tendências de marketing para pequenos negócios
Conteúdo de terceiros [comercial@diarinho.com.br]
Ainda que sua marca esteja só começando, é importante pesquisar sobre novas tendências de marketing para pequenos negócios.
Quando estudamos a teoria do que queremos colocar em prática na nossa empresa, fica mais fácil se organizar apesar dos riscos que qualquer negócio possui.
Por isso, reunimos 7 tendências de marketing para pequenos negócios que você deve prestar atenção. Confira!
1. Aprenda a utilizar o TikTok ao seu favor
Não é segredo que o TikTok tem ganhado muita notoriedade em diversos aspectos. Um deles, sem dúvidas, é o impulso no marketing para pequenos negócios.
A plataforma chinesa tem um alcance imenso e pode beneficiar a visibilidade da sua empresa. Não é à toa que programas como o CapCut Online investiram em recursos de edição e vendas para o TikTok.
Isto é, ao utilizar a plataforma para editar vídeos e fotos, o usuário pode aproveitar modelos já prontos no formato do TikTok. Ou também, exportar seu conteúdo diretamente para o aplicativo, sem precisar baixar o vídeo, por exemplo.
O CapCut Online também oferece dicas e manuais para utilizar as ferramentas de anúncios no TikTok. Desse modo, vale a pena investir em um bom programa de edição para ampliar o alcance da sua marca.
2. Aposte no Marketing de influência
Como tendência de marketing para pequenos negócios, existe um formato de estratégias que tem chamado atenção.
Isto é, o marketing de influência também pode ser uma boa aposta para a sua empresa. A prática consiste em colaborar com pessoas que possuem influências em áreas de atuação similares a sua.
Ou seja, o resultado é conquistar novos clientes a partir da colaboração com o/a influencer.
Pode-se afirmar também que essa estratégia de marketing para pequenos negócios possibilita efeitos na imagem da sua marca. Por isso, é muito importante que você pesquise bastante sobre possíveis colaboradores antes de fechar algum acordo.
Do outro lado, o/a influencer também se beneficia da parceria com sua marca. Afinal, a colaboração será favorável para ambas as partes.
3. Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp tem um papel de peso na comunicação social das pessoas. Assim, com a possibilidade da sua versão para negócios, fica mais fácil crescer sua marca com seus recursos.
Para isso, será necessário também criar um perfil profissional. Essa é uma maneira de demonstrar para seus clientes que eles estão em contato com uma marca que preza pelo profissionalismo.
Com os recursos dessa plataforma e do marketing para pequenos negócios, você pode criar uma base sólida de clientes. Ou seja, invista em exibir fotos de qualidade, inserir dados para contato atualizados e determinar um horário de atendimento.
Também é interessante incluir link de outros perfis da sua marca, como Instagram e TikTok para que os consumidores acessem esse conteúdo.
4. Invista em blogs e sites
Sem dúvidas, a criação de blogs e sites ainda é uma tendência forte no marketing para pequenos negócios.
A diferença está no tipo de investimento que você terá para trazer autoridade e confiabilidade para sua marca. Essas são uma das bases para os parâmetros de avaliação do Google e merecem bastante atenção.
Dessa maneira, não se pode mais criar um blog ou site sem entender as noções básicas de SEO ou marketing digital. Uma boa dica é buscar treinamentos e cursos sobre esses assuntos para compor seus conhecimentos.
Para a criação da plataforma, existe a possibilidade de usar vários tipos de domínios. O mais importante é buscar por opções com editor de fotos online, gestão de conteúdos, ferramentas e serviços facilitadores.
5. Considere criar um podcast
Se por um lado plataformas como o TikTok têm chamado atenção pelo seu formato de vídeo, os podcasts também possuem um espaço interessante.
Afinal, um dos seus maiores benefícios é ampliar a comunicação com seu público-alvo. O contato com seus clientes será totalmente diferente e poderá maximizar a visibilidade do seu negócio como nunca.
Por isso, vale a pena considerar a criação de um podcast como marketing para pequenos negócios.
Lembre-se que também será necessário ter muita organização para elaborar conteúdos nesse formato, usar programas de edição para cortar e/ou juntar cenas, adicionar marca d’água ou tirar fundo de imagem.
6. Busque diferentes formas de interação com seu público
Outra dica de tendência de marketing para pequenos negócios está em dedicar um tempo para pensar em formas de interagir com seus clientes.
A conexão entre as pessoas que investem tempo e dinheiro para obter seus serviços, produtos e conteúdos, também deve ser cultivada. Por isso, é interessante usar as redes sociais para expandir o contato com seus clientes.
É recomendado usar caixas de perguntas, fazer enquetes ou até mesmo sorteios, para conhecer seus seguidores e demonstrar como a participação deles é importante.
7. Sempre mantenha um conteúdo de qualidade
Como última dica de marketing para pequenos negócios, mas não menos importante, é ideal que você tenha um conteúdo de qualidade.
Isso não significa necessariamente criar novos conteúdos do zero, mas sim, sempre priorizar a relevância e utilidade do conteúdo para seu público. Assim, também é preciso usar programas de dados e análise para acompanhar a performance da sua marca.
Com as tendências de marketing para pequenos negócios, sua marca pode crescer
Essas são somente algumas das 7 tendências de marketing para pequenos negócios que você deve prestar atenção! Mas saiba que existem mais possibilidades.
Afinal, as tendências estão sempre mudando e é importante sempre acompanhar as mudanças no marketing digital.
Por isso, para aproveitar todas as oportunidades, fique de olho no que está ficando popular nas redes e invista nisso. Assim, você poderá ter o máximo de resultado em ações práticas e simples.