Tá valendo
Itajaí cede terreno para CT do Marcílio Dias
Área de 68 mil m² fica no bairro Itaipava e está passando por terraplenagem
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O sonhado Centro de Treinamentos do Marcílio Dias pode, finalmente, sair do papel. Na quinta-feira, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), assinou o termo de cessão de um terreno do município de 68 mil m², no bairro Itaipava, próximo ao campo amador do Cruzeiro, para uso do clube com a finalidade da construção do CT.
A intenção do Marcílio é construir até quatro campos, além de um alojamento. Atualmente a falta de local de treinamento é uma das principais dificuldades no dia a dia do Marinheiro, tanto da equipe profissional, quanto da sua categoria de base, que começou a ser reestruturada neste ano. “É uma grande vitória. Todos que gostam do Marcílio devem ficar felizes, podem ter certeza que hoje é um divisor de águas, o Marcílio Dias vai dar uma reviravolta”, acredita o presidente do Marcílio Dias, Hercílio Henrique de Melo.
O Marinheiro busca investidores para dar início às obras a partir de 2024 e já conta com um projeto pronto da estrutura, que foi apresentado quinta pelo diretor de patrimônio do clube, Adriano Lamim.
A área passa por terraplenagem. Desde o ano passado, cerca de 80 mil m³ já foram retirados pela iniciativa privada, restando 40 mil m³ que devem ser retirados até janeiro de 2024, quando o Marinheiro poderá dar início à construção do CT.
Articulação nos bastidores
A busca pela liberação da área para uso do Marcílio Dias iniciou há mais de três anos por parte da diretoria do clube, e contou com apoio da Câmara de Vereadores de Itajaí, com requerimentos e outras ações dentro do legislativo, além de reuniões com o poder executivo.
“Foi o campeonato mais longo da história do clube, três anos e meio, mas veio a taça que nós vamos levantar, que é ter o Centro de Treinamentos do Marcílio Dias. É um time que jogou junto: câmara, prefeitura, imprensa, torcida e o clube. O CT visa crescer o nosso clube e, automaticamente, a cidade vai crescer junto. Também terá um papel de inclusão e de oportunidades para os nossos jovens, para que possam usufruir dessa área social, de treinamentos”, acredita o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Werner (PSC).
O prefeito Volnei Morastoni também destacou a importância do Marinheiro para Itajaí. “A história do Marcílio Dias se confunde com a história da nossa cidade. Demos um passo importante que é o centro de treinamentos, que será um centro de formação de atletas também. É um patrimônio da cidade que estamos colocando à disposição de outro patrimônio da cidade, que é o Marcílio Dias”, completa Volnei.