Faixa exclusiva de ônibus revolta os comerciantes da avenida 7 de Setembro
Lojistas reclamam que não foram ouvidos e que corredor prejudica as entregas e tira as vagas de clientes
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Marcação da faixa de ônibus foi feita na semana passada (Foto: João Batista)
De acordo com os lojistas, a medida está atrapalhando os comerciantes e refletindo no trânsito local (Foto: João Batista)
Corredor exclusivo para ônibus retirou vagas de estacionamento no centro
(Foto: João Batista)
Comerciantes citam afastamento de clientes que não conseguem estacionar para frequentar as lojas (Foto: João Batista)
Entregas também estariam sendo prejudicadas por falta de local para descarga (Foto: João Batista)
Outros corredores semelhantes são previstos pela cidade no novo modelo de transporte (Foto: João Batista)
Se não bastassem os problemas para os usuários de ônibus de Itajaí, o novo sistema de transporte também causa revolta de entregadores e comerciantes da avenida Sete de Setembro. A via teve o corredor exclusivo de ônibus estendido até a rua Lages, retirando as vagas de estacionamento do trecho.
Segundo lojistas, a novidade está atrapalhando os comerciantes e piorando o trânsito local. Com a saída de áreas pra carga e descarga, os caminhões de entrega estão parando no meio da ...
Segundo lojistas, a novidade está atrapalhando os comerciantes e piorando o trânsito local. Com a saída de áreas pra carga e descarga, os caminhões de entrega estão parando no meio da rua, travando o tráfego, ou sendo obrigados a parar longe dos estabelecimentos. Pra piorar, no trecho até a avenida Joca Brandão, os parquímetros ainda não estão funcionando e as poucas vagas restantes ficam ocupadas a maior parte do tempo.
Comerciantes contam que os problemas afastaram os clientes que não conseguem estacionar para frequentar as lojas da região. Um grupo de lojistas está se mobilizando pra fazer um abaixo-assinado contra as mudanças. Eles reclamam que não foram consultados sobre a implantação do corredor.
Segundo um dos comerciantes, que não quis se identificar, o problema começou há meses, com a retirada das vagas de curta duração e áreas de descarga. A situação agora se complicou, com os novos parquímetros, que fazem parte da Zona Verde, ainda aguardando ativação, e a implantação do corredor, que reduziu o número de vagas.
“O pessoal que estacionava o carro do outro lado da rua veio pro lado de cá e não tem parquímetro. Aí as pessoas que vêm trabalhar nas empresas em volta deixam o carro das sete da manhã às sete da noite. O cara vem descarregar uma mercadoria, ele deixa o caminhão no meio da rua, aí transtorna o trânsito”, relatou.
O comerciante destaca que clientes já deixaram de ir no estabelecimento e em outros comércios porque não encontram vaga e que o trânsito no horário de pico ficou pior. “Só beneficiaram mesmo os ônibus”, disse. “Mas será que só esse trecho aqui da Sete de Setembro vai resolver o problema do ônibus de toda cidade? Não, né. Mas realmente prejudicou muito os comerciantes”, completou.
Entregas ficaram travadas na avenida
O entregador Willian Roberto, de 30 anos, também duvida da eficiência do corredor para o transporte. Ele informou que tem três pontos de entrega na avenida e agora não acha mais local pra parar. “Achei desnecessário o corredor aqui. O que já era difícil agora complicou mais”, comentou. Sem vaga pra descarga, Willian diz que corre o risco de ser multado quando para em qualquer lugar.
Os comerciantes relatam que alguns caminhões têm sido flagrados no corredor ou em vagas proibidas. Outros entregadores já ameaçam não entregar no endereço por falta de vagas. Segundo Cleide Hipólito, da pastelaria Vó Nice, os clientes também sumiram. “A semana tá tão morta. Desde que colocaram o corredor, tá parecendo feriado”, lamentou, esperando que a prefeitura reveja as mudanças.
Corredor faz parte do projeto do binário, diz secretaria
A marcação da faixa de ônibus foi feita na semana passada, se estendendo pelo lado direito da avenida no trecho entre a rua Lages até a esquina do banco Itaú. Antes, a faixa era apenas entre as ruas Joinville e Gil Stein Ferreira. A ampliação busca dar mais fluidez à passagem dos ônibus. Outros corredores semelhantes são previstos pela cidade no novo modelo de transporte.
Segundo a Secretaria de Urbanismo, o corredor faz parte do projeto do binário das avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro, que foi apresentado em 2018 e iniciou a implantação em 2021, com as alterações na Marcos Konder. “Esse projeto foi apresentado e discutido com a comunidade na época”, justificou a pasta, sobre a queixa de que os comerciantes não foram ouvidos.
A Codetran informou que as vagas de carga e descarga serão instaladas no trecho na próxima semana. A localização das áreas poderá ser consultada pelo site parquimetros.itajai.sc.gov.br, onde o posicionamento dos parquímetros ativados também pode ser conferido.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.