SANTA CATARINA
Barragens de Taió e Ituporanga são abertas e param de verter
Águas estavam há duas semanas passando pelo vertedouro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
As águas das barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, pararam de verter na manhã de domingo, após duas semanas de transbordamento. O declínio do nível leva em conta a trégua na chuva e a operação gradual de abertura das comportas, iniciada na sexta-feira na barragem de Ituporanga, e no sábado, em Taió.
Neste domingo, as duas barragens operavam com apenas uma comporta fechada cada até o início da tarde. Eram quatro comportas abertas em Ituporanga e seis abertas em Taió. Apesar de não ter mais água pelos vertedouros, as estruturas seguem operando no limite da capacidade. Em Ituporanga, com 95%, e em Taió, com 98,5%, na medição às 12h, com tendência de queda.
A abertura das comportas pela Defesa Civil do Estado considerou a diminuição das chuvas na região do Vale do Itajaí nos últimos dias e o declínio dos níveis dos rios na bacia do rio Itajaí-açu, que saíram da cota de emergência. Na tarde de sexta-feira, a primeira comporta foi aberta em Ituporanga, com o rio já em condições favoráveis pra escoamento da água represada.
“Vale destacar que a abertura gradual das comportas não traz risco de inundações para os municípios a jusante [abaixo das barragens], no Alto e Médio Vale do Itajaí”, frisou o órgão, destacando que a situação dos municípios é monitorada.
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.