PORTO BELO
Dono de terreno é multado por construir galpão em área de mata Atlântica
Fundação do Meio Ambiente identificou corte de vegetação e mandou reparar o dano após denúncias
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A construção de um galpão de madeira em um terreno cercado em área de Mata Atlântica na morraria de Bombas, em Porto Belo, foi alvo de denúncias sobre supostas infrações ambientais na última semana. Segundo o relato, o dono do terreno teria feito a obra em um espaço de preservação ambiental e, apesar das denúncias, a prefeitura de Porto Belo e a Fundação do Meio Ambiente (Famap) não teriam tomado qualquer providência. Ao DIARINHO, os dois órgãos informaram que já tomaram as atitudes necessárias.
De acordo com a prefeitura, apesar de diversas áreas do morro serem classificadas como espaços de preservação natural, o terreno mencionado está em outro zoneamento. Porém, o projeto do galpão de madeira feito no local não foi aprovado na prefeitura, o que teria rendido uma multa ao proprietário da área.
A mesma informação foi repassada pelo dono do terreno. “Existem normas de preservação, eu posso usar 20% do terreno. Fiz um galpão de madeira e agora preciso aprovar o projeto na prefeitura. O espaço é restritivo, mas eu posso utilizar. Vou utilizar várias áreas do terreno, assim que aprovar com a prefeitura”, explicou o homem.
Ainda segundo a prefeitura, uma denúncia sobre o caso já tinha sido realizada em julho e outras duas em agosto. A Famap avaliou a situação e identificou que houve corte de vegetação na área de proteção.
A obra foi embargada, o proprietário multado e terá que reparar o dano ambiental.
A prefeitura de Porto Belo reforça que a Famap fiscaliza as áreas de preservação ambiental na cidade e que as denúncias sempre são bem-vindas. O telefone da fundação é o (47) 3098-7737.