SERRA DE GUARATUBA
Ligação entre SC e Paraná está interditada
Bloqueio no trecho da BR 376 começou às 16h e deve seguir nesta sexta-feira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



O acúmulo de chuva de quinta-feira fez com que a concessionária Arteris Litoral Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueassem totalmente o quilômetro 668 da BR 376, que liga o Paraná com Santa Catarina, pela Serra de Guaratuba. O trecho foi palco de um desmoronamento de terra com duas mortes no final do ano passado e desde então sofre bloqueios preventivos com chuvas intensas.
A serra que liga os dois estados só será reaberta com a melhora do tempo, o que não ocorreria até a manhã desta sexta-feira, explicou a concessionária Arteris.
Continua depois da publicidade
O bloqueio dos veículos é no km 633, no sentido sul, na praça de São José dos Pinhais, no km 645, no retorno em desnível do km 648, e sentido norte na praça de pedágio de Garuva. Para os motoristas que se depararem com o bloqueio total, há opções de retorno no posto da PRF, no km 662, em Tijucas do Sul (PR), e em Garuva (SC) no km 633 e no km 1 da BR-101.
Rotas alternativas
Continua depois da publicidade
Quem precisa transitar entre os dois estados há duas rotas alternativas pelas rodovias BR-470 e BR 116, saindo por Fazenda Rio Grande, na região Metropolitana de Curitiba, e indo sentido São Bento do Sul, Santa Catarina. Outra opção de rota alternativa é pela BR 277 para acesso ao litoral paranaense e para Santa Catarina. Mas a rota envolve travessia por ferry boat e há restrições para veículos pesados.