Desabastecimento
Semasa alerta para risco de falta de água em Itajaí e Navegantes
Alta na turbidez do Rio Itajaí-Mirim impede o tratamento de água
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O Semasa alertou na tarde deste domingo para o risco de desabastecimento de Itajaí e Navegantes, a partir de segunda-feira, por causa das fortes chuvas no manancial que abastece o rio Itajaí-Mirim e provocam turbidez da água.
O índice de turbidez em Brusque já chegou a aproximadamente 6 mil NTUs (unidades de turbidez) e a tendência é o sistema de captação de Itajaí seja prejudicado nas próximas horas. O problema impede as operações das estações de tratamento São Roque e Arapongas. O índíce considerado normal para o sistema é de até 100 NTUs.
Consumo grande
O consumo registrado em Itajaí e Navegantes é alto neste domingo. Por volta das 15h, o conjunto de três reservatórios do São Roque alcançam apenas 12% da capacidade. No reservatório de Arapongas, parte da água tratada é mantida como reserva de emergência para abastecer caminhões-pipa. Estes caminhões poderão ser acionados para atender abrigos ou outros locais que estejam sendo atendidos pela Defesa Civil.
A recomendação das equipes técnicas é para que a comunidade economize água e faça reserva para uma situação emergencial, evitando ações que podem ser adiadas.
O Semasa atende 24h pelo 3344 9000 (fixo e whatsapp), 0800 645 0195 ou 115.
Continua depois da publicidade