Vale do Itajaí
Rio Itajaí-Açu pode chegar a 12 metros e aumenta risco de enchentes
Brusque terá reunião para avaliar situação no final de semana
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



As chuvas intensas afetaram toda Santa Catarina desde o começo desta semana. A partir da tarde desta sexta-feira, a previsão é de mais chuva, com riscos de inundações, alagamentos e deslizamentos. No Vale do Itajaí, Blumenau está em alerta para o risco de enchente com a possibilidade da cheia do rio Itajaí-Açu. Já no caso de Brusque, que já foi afetado com a cheia do rio Itajaí-Mirim, na quarta-feira, a cidade ainda avalia a possibilidade de enchentes durante o final de semana.
Blumenau
A Defesa Civil alerta a população blumenauense sobre a possibilidade do nível do rio Itajaí-Açu, com capacidade máxima de 8,78 metros, chegar de 9 a 12 metros, e pede o acompanhamento periódico das previsões e avisos meteorológicos.
No começo da tarde de sexta, o nível registrado foi de 5,39m. Com o nível do rio a 12m, mais de 600 pontos ficariam inundados na cidade, afetando cerca de 10,1 mil imóveis e mais de 38,5 mil pessoas. De acordo com o AlertaBlu, portal da Defesa Civil de Blumenau, as chuvas intensas e persistentes durante todo o final de semana podem acumular mais de 100mm durante o final de semana.
Diante da enxurrada de informações espalhadas pelas ameaças de enchentes, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) veio a público na quinta-feira, quando anunciou o adiamento das festividades da Oktoberfest, para pedir que a população busque se informar por notas oficiais da Defesa Civil e da prefeitura.
“Agora eu tenho um pedido especial para você que mora em ruas com cotas já mencionadas ou em regiões com risco de deslizamento. Adote as medidas necessárias para proteger a sua vida, da sua família e cuidar dos seus bens. Avalie quanto tempo você precisa para deixar a sua casa e retirar os pertences e procurar um local seguro. Melhor prevenir do que remediar”, acrescentou o prefeito.
É possível acompanhar o nível do Itajaí-Açu e as cotas de enchente para cada local de Blumenau no site do AletraBlu, por este link.
Brusque
As chuvas intensas em Brusque, na quarta-feira, trouxeram como consequência a cheia do rio Itajaí-Mirim, deslizamentos, alagamentos e bloqueios em diversas ruas na cidade. A partir da tarde desta sexta-feira, a cidade deve ser afetada novamente.
A Defesa Civil de Brusque segue monitorando a situação e às 18h será realizada uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) sobre um possível risco de enchente. De acordo com o último boletim divulgado, os maiores acumulados de chuva são esperados para domingo.
O prefeito de Brusque, André Vechi (DC), também veio a público pedir que a população se mantenha atenta. “Importante destacar que, além do problema das cheias que podem estar ocorrendo com as chuvas, tem também o problema dos deslizamentos. Então, se você perceber qualquer movimentação de terra, algum barulho estranho, você aciona a nossa Defesa Civil. Não é um momento para a gente se desesperar, mas é sempre importante a gente ter bastante precaução”, alertou o prefeito.
A situação de atenção vale para todo o estado. Até o final da manhã desta sexta-feira, 67 municípios de Santa Catarina foram indicados pela Defesa Civil como afetados pelas chuvas intensas. A previsão é de que a situação se normalize no estado entre segunda e terça-feira. Em casos de emergência, a Defesa Civil atende pelo 199.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.