
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Foro metropolitano na Gororoba

Foro Metropolitano na Gororoba, com o Rafael Mayer, Beto Graf, Thabata, Patrícia e Walney
Quase maioridade
E lá se vão 17 anos de Gororoba do JC, um evento que muito me orgulha e que, tenho certeza, se tanto sucesso fez e faz eu devo agradecer ao prestígio do nosso DIARINHO de cada dia e à ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Quase maioridade
E lá se vão 17 anos de Gororoba do JC, um evento que muito me orgulha e que, tenho certeza, se tanto sucesso fez e faz eu devo agradecer ao prestígio do nosso DIARINHO de cada dia e à atenção dos leitores dessas mal traçadas linhas que contam, cotidianamente, o que se passa nos bastidores da nossa política. Para o bem e para o mal.
Pros anais
Já me ocorreu escrever um texto mais longo, talvez um livro, pra registar o que é essa coluna do JotaCê, sua história, seus fatos pitorescos, como veio a ideia da Gororoba, os riscos, as incertezas, mas não sei se vale a pena. Já muitas vezes me expliquei e expliquei a coluna, mas os detratores não desistem, então, para que falar a ouvidos moucos?
Buraco da fechadura
Mas o sucesso da coluna e da Gororoba é inegável, sem falsa modéstia, e eu acho que é resultado de um reconhecimento que vai além de mim: é o reconhecimento de que o que acontece na política tem que ser relatado. A coluna do JotaCê é um buraco de fechadura que serve para o cidadão comum espiar o que é e como se comporta a política e os políticos.

A festa
Já a Gororoba é a festa, a brincadeira, o encontro dos personagens que vagueiam pela coluna, ora elogiados, ora criticados... Tudo bem, mais criticados do que elogiados. Eu sei que falo muito mais mal do que bem. Mas, no meu entendimento, o trabalho do colunista é separar o trigo do joio e publicar o joio. Porque para ser elogiado e se autoelogiar os políticos já têm claque, poder e grana.
17ª Gororoba do JC
Mas sejam todos bem-vindos à Gororoba do JC! Torço para que essa nova edição que teremos neste sábado repita os encontros das 16 festas anteriores – que foram sempre de diversão, interação, muita fofoca e fato novo, mas sobretudo, de muito respeito mútuo e às diferenças que fazem a política.

Exemplo
Desejo que num país dividido pela política, como o Brasil, que a Gororoba seja espaço, sim, de diversidade de ideias e posicionamentos, e não de rixas e discussões que, no final, se mostrarão estéreis. Porque o bom é a diferença. A democracia se faz com a conciliação das diferenças. E é isso que prego aqui. Agora, vamos à festa!
Parque aquático da Dubai brasileira
O Multiparque, o parque aquático da Dubai brasileira, lá no Estaleirinho, reabre ao público neste sábado com promoção: na compra de um ingresso, quem for curtir lá ganha outro de cortesia. O parque aquático de BC é mais um empreendimento turístico do Grupo Tedesco, do saudoso Júlio Tedesco, empresário visionário a quem a capital catarinense do turismo deve muito.

Grandes equipamentos turísticos
Júlio Tedesco trouxe para Balneário Camboriú uma visão empresarial que revolucionou o turismo da cidade com equipamentos como o Parque Unipraias e o Atracadouro Barra Sul, dois sucessos absolutos da lavra do saudoso empresário, que empresta seu nome a outro equipamento de primeiro mundo da Dubai brasileira: o Centro de Eventos Júlio Tedesco.
Diabetes
A audiência pública proposta pelo vereador Victor Nascimento, o boneco Falcon (PL), realizada na piramidal casa do povo, foi um marco importante na luta em defesa das pessoas que convivem com diabetes mellitus tipo 1. A doença exige acompanhamento diário rigoroso e constante monitoramento da glicemia, o que representa um grande desafio para pacientes e famílias.

Relatos
Durante o encontro, a população pôde expor seus relatos, dificuldades e apresentar sugestões. Esse espaço democrático foi fundamental para que o poder público compreendesse a realidade de quem enfrenta a condição no dia a dia, fortalecendo a construção de soluções práticas e efetivas.
Libre
Como resultado desse diálogo, a prefa pexêra assumiu o compromisso de fornecer o sensor de monitoramento ‘Libre’ para os pacientes com diabetes tipo 1, garantindo mais qualidade de vida, segurança no controle da glicemia e alívio para as famílias que até então precisavam arcar com custos elevados.

Justiça social
“A iniciativa demonstra que quando há abertura para ouvir a comunidade, o resultado é mais justiça social, mais saúde e uma cidade que caminha ao lado das pessoas. Meus sinceros agradecimentos ao poder executivo pela confiança em meu trabalho e por ouvir os anseios de muitos pais, profissionais da saúde, crianças e membros da comunidade”, pontua Victor.
Concessão
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), questionou e fez um alerta sobre o processo de concessão da pinguela, ops, passarela da Barra. O Quero-Quero pediu que o BC Investimentos especifique, publicamente, quais são as intenções para a concessão de uma área com 3,4 mil metros quadrados que fica ao redor da passarela e se o vencedor da licitação, poderia explorar o espelho d’água no local.

Intenções
Achutti disse que tem gente interessada em construir uma marina, e que não é contrário ao empreendimento – desde que seja dada ampla publicidade para a comunidade e aos participantes que vão ter 40 anos para explorar, digo, de concessão da área.
Prejuízo
Ainda segundo o rei do berreiro, se for construída uma marina embaixo da passarela na margem direita do rio Camboriú, a base da Polícia Militar que foi conquistada com tanto sacrifício pode sair dali, assim como o campo de futebol, e que os pescadores artesanais só teriam a opção de sair com suas embarcações através do ribeirão Braço do Kiko.

Quinto constitucional
Desde a segunda quinzena do mês passado está em andamento a campanha interna pela vaga no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) destinada à advocacia, no chamado Quinto Constitucional da OAB, que está previsto na Constituição de 1988 e é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas em tribunais seja reservada para advogados e membros do Ministério Público.
Contornos políticos
A disputa já é considerada uma das mais movimentadas nos bastidores da seccional catarinense, com 12 advogados inscritos, incluindo potenciais nomes de experiência política e jurídica, e no setor público-administrativo, como é o caso do deputado estadual Ivan Naatz, do ex-procurador-geral do Estado, Márcio Vicari e do ex-procurador jurídico da prefa de Palhoça e ex-juiz do TRE-SC, William Medeiros de Quadros, além de Giovani de Lima, ex-consultor jurídico e chefe de gabinete da vice-governadora de SC, Marilisa Boehm. Três advogadas também dão o tom feminino na disputa jurídica: Giane Bello (Floripa), Martha Bianchi (Jaraguá do Sul) e Sabine Muller Souto (Floripa).

Campanha e eleição
Até meados de outubro os candidatos apresentam suas propostas para os advogados associados à OAB catarinense que estão aptos a votar, de forma facultativa. Antes, no dia 18 de setembro, haverá uma sabatina interna com os candidatos.
“A vida é breve: ou gasto meu tempo acumulando feridas ou aprendendo a curá-las” - Pai Atanásio
Seis nomes
Na eleição serão escolhidos os seis nomes que mais receberem votos, os quais vão compor uma lista sêxtupla a ser enviada para os desembargadores do TJSC escolherem, pela primeira vez, por voto secreto, três nomes. A lista tríplice, então, será encaminhada ao governador Jorginho Mello (PL) que define quem vai assumir a cadeira vaga no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Debates
Na campanha que já movimenta também as diversas regiões dos concorrentes, o deputado e advogado Ivan Naatz tem usado, além das redes sociais, a estratégia de reuniões e debates com colegas, denominados “Porta aberta com a advocacia”. Um espaço dedicado “ao diálogo, à troca de ideias e ao fortalecimento da nossa classe”.
Regiões
Os encontros já aconteceram nas regiões de Itajaí, Joinville, Blumenau, Lages, Joaçaba e prosseguirão nas demais. “Tenho reforçado a defesa da valorização da advocacia e das comarcas do interior, fundamentais para o desenvolvimento jurídico e social de Santa Catarina”, observa Naatz, que com 34 anos de atuação na advocacia, acrescenta que está colocando sua experiência a serviço do poder judiciário estadual e preparado para disputar a vaga no TJSC.

Surpresa
Pegou de surpresa as línguas-frouxas da Maravilha do Atlântico a condenação do Nivaldo Pinheiro, o Nivaldo da Procave e seu irmão, pelo crime de lavagem de dinheiro. Nivaldo pegou cinco anos de prisão que deverão ser cumpridos em regime semiaberto.
Condenado
Segundo a sentença do TRF4 do Paraná, Nivaldo Pinheiro, sócio-gerente da empresa Procave Investimentos e Incorporações Ltda., foi condenado por praticar lavagem de dinheiro em associação com Carlos Alexandre (“doleiro”) e outros réus. E entre 2010 e 2014, tomou vultosos empréstimos do doleiro, sabendo da origem ilícita dos valores, e promoveu sua devolução mediante operações financeiras e imobiliárias que ocultaram a real natureza e origem dos recursos.

Recorrer
Nivaldo, que é um construtor renomado na região, deve recorrer da decisão lá em Brasília. Os línguas-frouxas entendidos em processo criminal dizem que, dificilmente, irá reverter a decisão, pois a sentença está muito bem embasada.
Advogado
O advogado do construtor é famosão. Dizem os bocudos que ele tem diversos livros escritos e atua frequentemente para diversos deputados e a ala mais à esquerda do Congresso Nacional.
Bituqueiras
Foi aprovado na semana que se encerra na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, projeto da minha musa dos olhos verdes, Jade Martins (MDB), que obriga a instalação de bituqueiras removíveis nas testadas (frente externa) de bares, restaurantes, lanchonetes e instituições de ensino superior em Balneário Camboriú. O projeto segue agora para sanção da prefeita Juliana Pavan (PSD).
Lixo urbano
A medida tem como objetivo principal, segundo a vereadora Jade, combater o descarte inadequado de bitucas de cigarro nas vias públicas, uma das principais fontes de lixo urbano e poluição ambiental. Pela proposta, os estabelecimentos deverão instalar as bituqueiras em número suficiente para atender aos fumantes que utilizam seus serviços.