Viralizou
Padre catarinense cria polêmica ao “brincar” com gagueira na missa
Sacerdote lembrou que Moisés era gago e sugeriu a Deus “chamar um cara que fala bem”; padre negou ofensa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O padre José Eduardo Bittencourt, da Paróquia São João Batista, de Capivari de Baixo, no sul do estado, foi gravado durante um sermão com brincadeiras com gagos na missa da última quinta-feira. O vídeo foi enviado ao DIARINHO por um fiel gago, que relatou ter ficado ofendido e magoado.
“Moisés era gago. Deus também tem cada gosto, né, chamou um gago com língua presa para libertar o povo. Chama um cara que fala bem, né, um youtuber…”, disse o padre no trecho que acabou viralizando nas redes sociais.
Rodrigo Vargas de Souza, de 46 anos, é enfermeiro, empresário e gago desde a infância. Católico, ele costumava frequentar a paróquia, apesar de não ir às missas com frequência atualmente. Ele se queixa da brincadeira feita pelo padre.
“Me ofendi sim com essa fala mal colocada por esse sacerdote, rindo e zombando de Deus dizendo que ele teria um mau gosto em pedir a um gago para representá-lo. Já sofremos tanto com piadas e agora um líder religioso falar isso na missa já é demais... Além do mais eu não queria ter essa deficiência, mas Deus que me deu”, opina Rodrigo.
Em nota, o padre José Eduardo Bittencourt se manifestou sobre o caso. Primeiramente, o padre pediu desculpas caso tenha ofendido alguém com a fala, segundo ele, mal interpretada. Segundo o sacerdote, a fala se estendia em uma reflexão sobre como Deus enxerga além das limitações das pessoas.
O padre reforça que a transmissão completa da missa está disponível nas redes sociais da paróquia, e o trecho que viralizou não condiz com a reflexão completa trazida na celebração.
Leia a nota do padre na íntegra: