BALNEÁRIO
Projeto vai criar a “Semana da Diversidade”
Comissão de Justiça está analisando o projeto do vereador Zanatta
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O vereador Eduardo Zanatta (PT) protocolou na quinta-feira o projeto de lei para oficializar a Semana da Diversidade no calendário de Balneário Camboriú. O objetivo é garantir a livre manifestação da comunidade LGBTQIA+, além de fomentar ações educativas que incentivem o respeito à identidade de gênero. A Semana da Diversidade abrigaria eventos como a Marcha Pela Diversidade.
O parlamentar pretende que a Semana da Diversidade seja feita no início do mês de novembro, e sempre contando com recursos de Fundos Municipais e demais benefícios legais previstos na lei municipal. “A proposta central é que atividades políticas e culturais promovam os direitos da comunidade LGBTQIAP+ durante a Semana da Diversidade”, destacou o vereador.
Com o projeto protocolado, o primeiro passo é o parecer jurídico da procuradoria, para que depois o projeto siga para Comissão de Justiça e Redação, para finalmente entrar em votação em plenário. “Fizemos uma reunião para analisar e assinar o projeto de lei para colocar a Semana da Diversidade no calendário. Temos apoio das entidades e de alguns vereadores que sempre estão de portas abertas para nos atender, em especial o Zanatta”, diz Jocineia de Jesus, membro da Associação das Famílias de Pessoas LGBTQIA+.
“Com a criação da semana poderemos fazer mais atividades, rodas de conversas, palestras, apresentações, ações, sejam culturais ou instrutivas. Teremos também mais segurança em relação a data da Marcha, afinal estará no calendário e assim facilitará a parte burocrática. Sem contar que com planejamento e constância, poderemos fomentar mais o turismo”, acredita Neia..