A passagem de um ciclone na costa do Rio Grande do Sul e o avanço de um sistema de alta pressão trazem ventos fortes e deixam o mar agitado com ressaca nesta sexta-feira em Santa Catarina. O alerta do Ciram prevê rajadas entre 50 e 80 km/h, especialmente no litoral sul. Na região de Itajaí e Balneário Camboriú, são previstas rajadas de 52 km/h.
Os ventos devem diminuir ao longo de sexta, com o deslocamento do ciclone para o oceano. De acordo com o Ciram/Epagri, as condições deixam o mar muito agitado, com risco de ressaca e picos ...
Os ventos devem diminuir ao longo de sexta, com o deslocamento do ciclone para o oceano. De acordo com o Ciram/Epagri, as condições deixam o mar muito agitado, com risco de ressaca e picos de onda de até 4 metros, desfavoráveis para a navegação de pequenas e médias embarcações. A Defesa Civil de Itajaí diz que o risco é baixo na região para ocorrências ligadas a temporais e vendavais.
A Defesa Civil do estado informa que o ciclone se afastará para o alto-mar. Os ventos mais fortes durante o dia são previstos na costa entre Passos de Torres e a Grande Florianópolis, com risco baixo de casos de destelhamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica. Fora da costa de Itajaí, as ondas podem chegar a 5 metros. Nas praias, a ondulação pode passar de 1 metro.
Geada na serra
Após a passagem do ciclone, SC recebe uma massa de ar seco e frio que derruba as temperaturas e deixa o tempo firme para o fim de semana.
Os termômetros caem a partir desta sexta-feira. Na serra catarinense podem ocorrer temperaturas negativas na madrugada, com condições de geada em várias áreas.
A previsão é de bons dias de sol de sexta-feira até o início da próxima semana na região, com alguns períodos de nebulosidade pela manhã.
O boletim da Univali aponta para uma “gangorra térmica”, com frio nas madrugadas e manhãs até domingo, seguido de calorão semana que vem.
As mínimas pra região são entre 9/13°até sábado e de 13°C no domingo. Pra próxima semana, as máximas ficarão entre 31/35°C na região de Itajaí.
No litoral sul, a previsão é de calor de quase 40°C na segunda-feira, com risco de temporais típicos de verão.