Artesanato
Instituto de BC lança site para valorização da cultura indígena
Portal reúne fotografias e ilustrações dos artesanatos feitos em Santa Catarina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Instituto de Documentação Socioambiental Hügato, de Balneário Camboriú, lançou um novo site com o objetivo de incentivar a valorização dos povos indígenas de Santa Catarina. O portal etnoarte.com.br, do Projeto Sociocultural Etnoarte, serve para divulgar o artesanato produzido pelos povos originários, como cestaria, madeira, plumária, pintura corporal, cerâmica e adornos, por meio de fotografias e ilustrações. A direção é do professor e indigenista Ricardo Gallarza.
Além do site, e do Instagram (/etnoarte), o professor fez palestras sobre a cultura indígena em escolas municipais de Balneário Camboriú.
Nos encontros, apresentou algumas das peças artísticas produzidas por indígenas de várias etnias no Brasil. Em Santa Catarina, destacam-se os povos Guarani, Xokleng e os Kaingang.
“Etnoarte” se refere à forma de expressão artística que surge das práticas culturais de determinados grupos. O projeto foi selecionado pelo prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura e busca valorizar a preservação do patrimônio cultural.