Artesanato
Instituto de BC lança site para valorização da cultura indígena
Portal reúne fotografias e ilustrações dos artesanatos feitos em Santa Catarina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]








O Instituto de Documentação Socioambiental Hügato, de Balneário Camboriú, lançou um novo site com o objetivo de incentivar a valorização dos povos indígenas de Santa Catarina. O portal etnoarte.com.br, do Projeto Sociocultural Etnoarte, serve para divulgar o artesanato produzido pelos povos originários, como cestaria, madeira, plumária, pintura corporal, cerâmica e adornos, por meio de fotografias e ilustrações. A direção é do professor e indigenista Ricardo Gallarza.
Além do site, e do Instagram (/etnoarte), o professor fez palestras sobre a cultura indígena em escolas municipais de Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Nos encontros, apresentou algumas das peças artísticas produzidas por indígenas de várias etnias no Brasil. Em Santa Catarina, destacam-se os povos Guarani, Xokleng e os Kaingang.
“Etnoarte” se refere à forma de expressão artística que surge das práticas culturais de determinados grupos. O projeto foi selecionado pelo prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura e busca valorizar a preservação do patrimônio cultural.
Continua depois da publicidade