Balneário Camboriú
Associação quer transporte gratuito para alunos do IFC
Medida atenderia 200 alunos de BC que estudam em Camboriú
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Associação de Pais e Servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC), de Camboriú, pede que a prefeitura de Balneário Camboriú oferte o transporte estudantil gratuito pra alunos que moram em BC e estudam na instituição da cidade vizinha. A medida atenderia cerca de 200 estudantes dos períodos integral (manhã e tarde) e noturno do IFC.
O pedido foi entregue no dia 11 para o prefeito interino David La Barrica (Patriota), sendo uma das primeiras ações da nova diretoria da associação. O presidente da entidade, Marcos Saraiva, destacou no ofício que, na região, as cidades de Porto Belo, Bombinhas e Itapema já oferecem transporte estudantil para alunos do IFC e defende a mesma medida para Balneário.
Para ele, o atual modelo de tarifa zero dentro de Balneário Camboriú poderia se estender para o transporte estudantil. Em Itapema, Marcos lembra que uma lei de 2017 autorizou o transporte escolar intermunicipal para universitários e alunos do ensino técnico profissionalizante, ofertado por meio da Secretaria Municipal de Educação.
“Acredito que poderá esta lei ser usada como base para adaptação em nosso município de Balneário Camboriú e contemplar aos estudantes uma alternativa viável para seus estudos diários”, defende.
A gratuidade do transporte aliviaria os gastos dos estudantes que, com o cortes de recursos para o IFC em 2022, também passaram a ter a refeição cobrada (R$ 9). A associação busca alternativas pra que o IFC receba mais recursos e volte a garantir alimentação gratuita para todos os estudantes.
O pedido deverá ser analisado pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL), que reassumiu a prefeitura após 10 dias de licença. Segundo David La Barrica, é preciso avaliar a demanda. “Foi feita uma primeira conversa. Agora solicitaremos uma análise para ver a viabilidade do pedido, [que] tem de ser estudado para verificar a real necessidade”, informou.
Dois meses de tarifa zero
O transporte coletivo com tarifa zero em BC completou dois meses na semana passada, em contrato emergencial com a Transpiedade. A proposta é que a gratuidade seja mantida na futura concessão. Em 60 dias, foram mais de 132 mil embarques e desembarques no serviço. Só em julho, foram mais de 69 mil passageiros atendidos.
O modelo funciona com quatro linhas fixas, que rodam dentro dos limites do município, além da linha turística que faz viagens pro Expocentro nos dias de eventos. A tarifa zero vale pra usuários em geral, estudantes, idosos e deficientes.