Igual gente
Cachorros e gatos cariocas terão RG
Tutores vão ser obrigados a registrar seus pets no Rio de Janeiro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Um projeto de lei aprovado em julho tornou o registro de animais domésticos obrigatório na cidade do Rio de Janeiro. A novidade veio pela lei 8015/2023, aprovada pela Câmara de Vereadores, que diz que cães e gatos devem ter registro.
Os tutores devem registrar os doguinhos e gatinhos no Registro Geral de Animais (RGA) da capital fluminense. O prazo de adequação do registro dos animais é de 180 dias. O período deve ser estendido para filhotes recém-nascidos. Ele é necessário para pets até o sexto mês de vida.
Continua depois da publicidade
A proposta é de autoria do vereador Carlo Caiado (PSD) em conjunto com mais nove parlamentares. Já havia a possibilidade dos animais domésticos serem registrados, mas não era obrigatório em todos os casos. A mudança na lei vai auxiliar nas políticas públicas de controle de zoonoses, proteção animal e outras questões relacionadas ao bem-estar animal.
Para fazer o registro do pet, é necessário que o cachorro ou gato esteja com a programação vacinal em dia. Qualquer mudança, como troca de dono, morte, desaparecimento ou fuga deve ser relatado no registro.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.