TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
Vídeo: Operação “de guerra” leva coração e pulmão de SC para outros estados
Doador é jovem de 21 anos que faleceu após acidente de moto
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
As forças de segurança e salvamento de Santa Catarina e de outros estados fizeram uma megaoperação nesta quarta-feira para levar um pulmão e um coração para pacientes que necessitavam de transplante.
Os órgãos foram retirados de Carlos Eduardo William Madel, jovem de 21 anos que faleceu no Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul. Ele estava internado desde 16 de julho, quando sofreu um acidente de moto em Ituporanga. Na terça-feira, ele teve morte cerebral e a família decidiu doar os órgãos para que outras vidas sejam salvas.
Primeiro, uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Blumenau buscou os órgãos no hospital de Rio do Sul e levou a carga especial até o aeroporto Helmuth Baumgarten, em Lontras.
De lá, o coração seguiu em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para um paciente em São Paulo. Já o pulmão seguiu por táxi aéreo até o Rio Grande do Sul.
O apoio das aeronaves é necessário para diminuir o tempo que o órgão permanece sem bombeamento de sangue e garantir que chegue em boas condições para os outros pacientes.