Apresentador estava em segundo lugar na lista de prioridade do procedimento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Faustão foi submetido a operação que durou cerca de 2h30
(Foto: Divulgação)
O apresentador Faustão passou por um transplante cardíaco domingo em São Paulo. Ele está internado no hospital Albert Einstein desde o dia 5 de agosto para tratar da insuficiência cardíaca.
O transplante foi considerado um sucesso pela equipe médica e a operação durou cerca de 2h30. Agora, Fausto Silva permanece na UTI para acompanhamento e observação. As horas posteriores ...
O transplante foi considerado um sucesso pela equipe médica e a operação durou cerca de 2h30. Agora, Fausto Silva permanece na UTI para acompanhamento e observação. As horas posteriores à operação são determinantes para saber da adaptação do órgão e para controlar a rejeição.
O apresentador estava na segunda posição na lista de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A equipe médica do paciente que estava na primeira colocação optou por recusar o órgão, que seguiu para o próximo da seleção.
Em nota, a Central de Transplantes informou que o coração atendia aos requisitos de 12 pacientes cadastrados no sistema estadual de transplantes. Desse total, quatro estavam destacados como prioridade.
O Ministério da Saúde relatou que o apresentador foi priorizado na lista por conta do seu estado de saúde, considerado grave. A Central de Transplantes ainda divulgou que o tipo sanguíneo do apresentador é B e o tempo de espera por um transplante de coração é de um a três meses para potenciais receptores desse grupo.
Prioridades
De acordo com o Ministério da Saúde e com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, a lista de nomes para receber um transplante funciona por ordem cronológica de cadastro, ou seja, por ordem de inscrição.
Uma série de outras prioridades são levadas em conta, como gravidade do quadro, tipo sanguíneo, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e distância geográfica.
A lista para receber um transplante de órgãos é controlada pelo SUS. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 66 mil pessoas aguardam para receber um transplante no Brasil. No primeiro semestre de 2021, cerca de 206 transplantes foram feitos. Entre os dias 19 e 26 de agosto, 11 operações foram realizadas e 386 seguem na espera.
Helicóptero da PM faz transporte de órgão para transplante
Mais uma vida foi salva por conta de um transplante de órgãos em terrritório catarinense. A SC Transplantes contou com o auxílio do helicóptero da Polícia Militar para transportar um coração captado em Tubarão. O receptor estava esperando em Blumenau.
O voo foi na sexta-feira e durou 45 minutos. Uma equipe médica acompanhou o transporte e outra já aguardava para fazer o procedimento.
O transporte aéreo é uma das formas mais primordiais para casos de transplantes. A viagem por terra levaria cerca de cinco horas e inviabilizaria a missão, já que o coração possui um tempo de isquemia de 4 horas.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.