Show
Mais de 50 baleias são vistas no final de semana em Santa Catarina
Registros foram no litoral sul catarinense, entre as praias de Floripa e Balneário Rincão
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

As águas catarinenses viraram a casa temporária de baleias-francas. Neste último final de semana, 51 mamíferos foram vistos entre as praias de Floripa e Balneário Rincão.
O monitoramento feito pelo porto de Imbituba conseguiu acompanhar a interação entre mães e filhotes. Um levantamento divulgado pela instituição aponta que 21 fêmeas acompanhadas de seus filhotes e nove adultos sozinhos passaram neste sábado e domingo pela região.
Continua depois da publicidade
O projeto do porto contabiliza quantas baleias passam pelo litoral. Os registros fotográficos ajudam no reconhecimento das gigantes do mar ao longo da temporada.
Continua depois da publicidade
As cidades que receberam a maior quantidade de visitas desses animais foram Imbituba, Jaguaruna e Balneário Rincão. Laguna, Balneário Gaivota e Garopaba também apareceram na rota do final de semana.
A temporada de baleias-francas em Santa Catarina iniciou em julho e deve seguir até novembro. A espécie se reproduz na costa catarinense por conta das águas quentes, calmas e livres de predadores.
As novas mamães passam os primeiros meses de vida do filhote por aqui e depois partem para desbravar o oceano.