A Embraer anunciou que vai começar a produzir “carros voadores” no Brasil. A fábrica ficará na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, e será tocada pela Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer. A planta industrial vai funcionar numa estrutura já existente que será ampliada para receber a nova linha de produção. A previsão é de que os primeiros modelos sejam lançados a partir de 2026.
Oficialmente, os “carros voadores” são chamados de eVTOLs, sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. A montagem do primeiro protótipo está prevista para este ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Oficialmente, os “carros voadores” são chamados de eVTOLs, sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. A montagem do primeiro protótipo está prevista para este ano. O modelo terá capacidade pra um piloto e quatro passageiros mas, futuramente, a ideia é de que a aeronave tenha operação autônoma, ou seja, sem necessidade de piloto.
A produção das aeronaves no interior paulista leva em conta a condição de logística estratégica, com fácil acesso por meio de rodovias e perto de uma linha ferroviária. Outra vantagem é a localização próxima à sede da Embraer, em São José dos Campos, e à equipe de engenharia da Eve.
Para as empresas, este cenário facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor”, afirmou Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer.
A área para a fábrica tem 250 mil m² e pertence à empresa brasileira, que tem no local um centro logístico e de armazenagem de peças. As obras ainda estão sujeitas à aprovação das autoridades, mas a previsão das empresas é de que as operações na fábrica comecem em 2026.
A Eve também prevê criar produtos e soluções para o setor de mobilidade aérea. Entre os projetos está um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de mobilidade aérea urbana no mundo todo.