Os dois países que estão sediando a Copa do Mundo feminina começaram dando alegria para as suas torcidas na quinta-feira. Na abertura da copa, a Nova Zelândia derrotou a Noruega por 1 a 0, pelo Grupo A. Já a Austrália bateu a Irlanda, também vencendo por 1 a 0, em jogo válido pelo Grupo B.
Além de ser a abertura oficial da copa, a partida da Nova Zelândia também ficou marcada por outros fatores históricos. Em sua sexta participação em Copas do Mundo, as anfitriãs venceram ...
Além de ser a abertura oficial da copa, a partida da Nova Zelândia também ficou marcada por outros fatores históricos. Em sua sexta participação em Copas do Mundo, as anfitriãs venceram sua primeira partida na história do torneio, quebrando um jejum que durava 15 jogos. O público de 42.137 torcedores no estádio Eden Park, em Auckland, também foi o maior público já registrado em uma partida de futebol no país.
Dentro de campo, a atacante Wilkinson marcou seu nome na história ao fazer o gol da vitória. Logo aos dois minutos da etapa final, Jacqui Hand deu bela arrancada pela direita e cruzou na medida para Wilkinson só completar pras redes. A Nova Zelândia ainda podia ter feito o segundo, mas Percival cobrou pênalti no travessão nos minutos finais.
Recorde na Austrália
Já em Sydney, o estádio Olímpico recebeu outro recorde de público. Com 75.784 torcedores, a partida entre Austrália e Irlanda se tornou o maior público de uma partida de futebol feminino no país. As australianas venceram por 1 a 0, com gol de pênalti cobrado por Catley aos seis minutos da etapa final.
O jogo teve um trio de arbitragem brasileiro em campo. A árbitra Edina Alves foi auxiliada pela catarinense Neuza Inês Back e por Leila Cruz.
Agenda da Copa (horários de Brasília)
Quinta-feira – 20/7
23h30 – Nigéria x Canadá (Grupo B)
Sexta-feira – 21/7
2h – Filipinas x Suíça (Grupo A)
4h30 – Espanha x Costa Rica (Grupo C)
22h – Estados Unidos x Vietnã (Grupo E)
Sábado – 22/7
4h – Zâmbia x Japão (Grupo C)
6h30 – Inglaterra x Haiti (Grupo D)
09h – Dinamarca x China (Grupo D)