Reunião do Conseg
Moradores de Piçarras vão pressionar por mais segurança no centro e bairros
Conselho de Segurança também quer ampliar redes de vizinhos interligados à PM
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Moradores de Balneário Piçarras vão debater nesta quinta-feira temas relacionados à segurança pública e pressionar por mais policiamento e câmeras de segurança. A informação é do presidente do Conselho Comunitário de Segurança local (Conseg), José Roberto Rosa. O encontro é aberto e acontece a partir das 15h no plenário da Câmara de Vereadores.
O encontro, segundo o presidente, tratará de três temas principais: a ampliação das Redes de Vizinhos em parceria com a Polícia Militar, o sistema local de câmeras inteligentes (uma parceria com a iniciativa privada que em 2021 resultou em 25 câmeras iniciais custeadas pelo empresariado do município) e também o sistema público de videomonitoramento, cobrança que vem sendo feita à Secretaria de Segurança Pública da prefeitura.
José Roberto frisa que, devido à preocupação com as ocorrências policiais dos últimos anos, o Conseg tem atingido avanços em Balneário Piçarras – entre eles um local fixo para reuniões no bairro Itacolomi. “Nosso conselho, regulamentado por lei federal, faz a integração entre as forças policiais de Piçarras e a comunidade”, frisou o presidente.
Desde 2020 o Conseg tem tido avanços, como o fornecimento de placas de vídeo para o Projeto Bem-Te-Vi, sistema de segurança da PM já instalado no município. As placas foram custeadas pelos próprios conselheiros.
Após essa primeira conquista, segundo o presidente, o sistema de câmeras inteligentes de Brusque serviu de inspiração para o trabalho do Conseg. Com o apoio de construtoras, os conselheiros conseguiram em 2021 mais 25 câmeras desse novo modelo, totalizando 45 agora instaladas, já somadas às em funcionamento anteriormente.
“Esse equipamento inteligente é integrado com a Polícia Rodoviária Federal, e outras cidades que têm sistema semelhante. Hoje, graças ao trabalho do Conseg, é difícil um carro furtado na cidade de Balneário Piçarras não ter sido registrado pela câmera inteligente em algum momento”, explicou ao DIARINHO.
Na reunião desta quinta-feira, a intenção é detalhar estes avanços e também ampliar a participação da comunidade do centro e bairros. Atualmente, o Conseg está com sete integrantes, mas a ideia é agregar mais lideranças. A reunião será transmitida ao vivo pelo Youtube e na página do Facebook do Conseg local. Os endereços virtuais são o “consegbpsc” no Instagram, “Conseg 153 Balneário Piçarras” no Facebook e também “Conseg Balneário Piçarras” no Youtube.