MUNDIAL DE HANDEBOL
Técnico conta experiência de comandar o Brasil
Drean Dutra esteve à frente da seleção no Mundial Júnior disputado na Alemanha
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O técnico do Handebol Itajaí, Drean Dutra, voltou à cidade após comandar a seleção brasileira masculino júnior no Mundial da categoria, na Alemanha, com atletas até 21 anos.
O Brasil foi eliminado na segunda fase, ficando entre os 16 melhores países da modalidade. Para Drean, a falta de experiência internacional fez com que a equipe não fosse mais longe na competição.
Na primeira fase, o Brasil começou bem e venceu Costa Rica e Kuwait, garantindo sua classificação para a etapa seguinte. Contra Portugal, veio a primeira derrota. Pela segunda fase, o Brasil enfrentou Espanha e Ilhas Faroe, e perdeu. A seleção teve mais duas partidas, e acabou derrotada por França e Tunísia antes de retornar ao Brasil.
Além de Drean, o Itajaí Handebol teve cinco jogadores no elenco que representou a seleção júnior na Alemanha: Michael, Giancarlo, Pedro Sosa, Gabriel Rosa e Ruan. Pro técnico, o Brasil fez boas partidas contra adversários fortes, como Portugal e Ilhas Faroe, mas não conseguiu manter o ritmo na reta final dos jogos e os adversários abriram vantagem no placar.
“Dentro das expectativas, a gente alcançou nossos objetivos, ficamos entre os 16 melhores. Na segunda fase, nós pegamos o vice-campeão europeu, que era Portugal, o campeão europeu, que era Espanha, e Ilhas Faroe. Não tinha como ir mais pra frente, em função de que os adversários têm mais consistência, mais bagagem de jogos internacionais, mais fases de treinamentos, ficou bem difícil”, avalia.
O treinador lembra que o Brasil fez duas curtas fases de treinamentos antes de embarcar para a Alemanha. A seleção ainda fez um amistoso contra os donos da casa, que acabou campeão vencendo a Hungria na grande final do Mundial júnior.
“Para o Brasil falta muita bagagem internacional, jogar mais jogos contra grandes seleções, participar de mais torneios. Dentro do que podíamos, fizemos o nosso melhor”, conclui Drean.
O técnico chegou em Itajaí no domingo e retomou os trabalhos com as equipes de base e adulta de Itajaí. Os próximos desafios são os Joguinhos Abertos, em Campos Novos, e os Jogos Universitários, representando a Univali, em Joaçaba.