O início da semana tem sido de calor incomum para o inverno em Santa Catarina, com temperaturas que podem chegar até 34°C em algumas regiões. As temperaturas voltam a ficar com cara de inverno, mais baixas, só a partir de quinta-feira.
No domingo e segunda-feira, os termômetros já chegaram perto dos 30°C na região. O Laboratório de Climatologia da Univali registrou máxima de 29,8°C em Camboriú e 29,2°C em Itajaí na segunda ...
No domingo e segunda-feira, os termômetros já chegaram perto dos 30°C na região. O Laboratório de Climatologia da Univali registrou máxima de 29,8°C em Camboriú e 29,2°C em Itajaí na segunda-feira. No domingo, o calor foi de 29,4°C em Itajaí. Até essa quarta-feira, as temperaturas vão continuar altas, entre 27 e 30°C.
O motivo é a chegada de uma massa de ar seco e quente em Santa Catarina, deixando o tempo com sol e poucas nuvens em todas as regiões do estado. O clima só muda após quinta-feira, com a chegada de uma frente fria e aproximação de uma massa de ar frio.
“De quinta para frente teremos friozinho, com mínimas em 11/13°C e máximas entre 18/21°C”, informa o climatologista Sergey de Araújo, coordenador do laboratório da Univali.
O calorão neste início de inverno aponta para a previsão já anunciada para a estação, com períodos com mais dias de calor e poucas ondas de frio, e temperaturas máximas que podem superar as médias históricas.
Após o calor diferentão, as temperaturas ficarão mais baixas entre quinta-feira e domingo. As nuvens voltam a aumentar na região nesta quarta-feira, mas o calor persiste, com condição de chuva isolada só no litoral sul. São previstas rajadas mais fortes de vento na costa, entre 50 e 70 km/h.
Na quinta-feira, o tempo fica mais fechado, com aberturas de sol em algumas regiões, incluindo Itajaí, e chance de chuva ocasional e fraca. O vento mais intenso deixa o mar agitado, com ondas que poderão chegar a três metros fora da costa. A condição de nuvens e chuva fraca prossegue até sábado.
Inverno diferente
O início de julho será com sol entre nuvens e temperatura cada vez mais alta no estado. Há previsão de chuva isolada apenas no litoral e Vale do Itajaí devido à circulação marítima comum na região. Chuva mais frequente e intensa é esperada só entre os dias 6 e 11 de julho, com volume maior no litoral sul catarinense.