Matérias | Geral


PORTO DE ITAJAÍ

Parceria com porto de Santos prevê retomada emergencial de operações

Reunião apresentou proposta de receber linhas do porto paulista. Vice-prefeito assumiu a superintendência local

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Legenda Medida anunciada por Décio Lima teve apoio do prefeito e portuários  (Foto: João batista)



O Porto  de Itajaí deverá receber parte das operações das linhas do porto de Santos, administrado pela Companhia Docas. A parceria foi anunciada pelo presidente Nacional do Sebrae, Décio Lima, como solução emergencial pra retomada de cargas em Itajaí. A medida é prevista pra ser concluída dentro de um mês e será tema de reunião em Brasília ainda nesta terça-feira.


O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assumirá a Superintendência do Porto, e as operações de Santos usariam a mão de obra local. É previsto que profissionais da Docas se juntem à ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, assumirá a Superintendência do Porto, e as operações de Santos usariam a mão de obra local. É previsto que profissionais da Docas se juntem à superintendência. Designado pelo ministro Márcio França pra mediar as soluções para o porto, Décio ressaltou que não se trata de uma intervenção, pois diz que seria respeitada a autoridade municipal.



“Eles [Companhia Docas] vão trazer as operações portuárias e os equipamentos. Nós vamos entrar com os berços e a mão de obra com excelência, e isso vai ser construído numa sinergia”, disse Décio. Segundo o ex-deputado federal, que já foi superintendente do porto, a parceria foi a melhor medida pra garantir a retomada rápida de cargas.

Ele ressaltou que outras medidas, como um novo edital provisório ou a espera pelo arrendamento definitivo, manteria o porto parado por muito tempo. Ainda no domingo, a proposta foi discutida com todas as categorias dos trabalhadores portuários, que deram apoio à alternativa.


“Eu estou convencido que esse é o melhor caminho. Enquanto se resolve essa complexidade jurídica de concessão, de delegação nós vamos ter condições de botar navio rapidamente, de fazer operação, minimamente, para não deixar o porto parado”, destacou Décio.

 


Vice-prefeito é o novo superintendente

Marcelo Sodré será

Marcelo Sodré será "agente político" nas negociações

 

O atual superintendente, Fábio da Veiga, anunciou sua saída e explicou que o nome do vice-prefeito Marcelo Sodré foi consenso. “Eu vejo que nesse momento, o porto também precisa de um grande aspecto político da questão”, comentou Fábio.

O superintendente lembrou que os últimos 24 meses foram pessoalmente difíceis para ele, inclusive com uma perda familiar, e disse que já vinha dando sinais de que gostaria de sair. “Com isso, como eu me dou super bem com o Marcelo e com o prefeito, eu disse que eu continuaria ajudando e fazendo essa transição com muita calma. Eu devo permanecer ou na diretoria ou na chefia de gabinete por mais alguns meses pra ajudar nessa transição e depois seguir meu planejamento, que é voltar à iniciativa privada”, informou.


O vice-prefeito deve ter um papel de agente político, representando o município, enquanto as operações estiveram sendo tocadas pelo Porto de Santos em Itajaí e seguirem as discussões para o arrendamento definitivo.

“É um desafio assumir a Superintendência, eu já fui diretor comercial do Porto e venho acompanhando a situação de perto. Faremos todo o possível para trazer a volta da movimentação de contêineres”, comentou o vice-prefeito.

Marcelo ressalta que a parceria com o porto de Santos teve apoio dos portuários e avalia que a solução vai garantir a retomada das operações. “Neste momento, essa parceria para nós é fundamental, porque resolve um problema de imediato”, considerou.

Ainda segundo Marcelo, a volta das movimentações de contêineres também deve favorecer a atratividade para o futuro arrendatário, que pegará o porto em atividade. “Porque é diferente alguém que tem interesse chegar aqui e ver tudo deserto, uma coisa colapsada, do que quando chegar aqui e ver o porto bombando, com fluxos [de cargas]”, analisa.

 


“Solução agora”, diz prefeito

Medida anunciada por Décio Lima teve apoio do prefeito e portuários   (foto: Luciano Giorgi)
Medida anunciada por Décio Lima teve apoio do prefeito e portuários   (foto: Luciano Giorgi)

 

Para o prefeito Volnei Morastoni (MDB), a proposta representa uma solução imediata, considerando que nenhuma empresa teria interesse em assumir o terminal num contrato transitório de apenas seis meses. Segundo o prefeito, enquanto a parceria com Santos ocorrer, é possível avançar pra solução definitiva, que é o futuro arrendamento, ou uma “solução intermediária”, com um contrato provisório que possa ser de, no mínimo, dois anos.

“Nós precisamos de uma solução agora, já, imediata. Precisamos de movimentação de carga pra mão de obra, pros empresários, pra Santa Catarina, porque essa situação que o nosso porto está não afeta só nossa cidade, afeta Santa Catarina pela importância que o porto tem estrategicamente para o Brasil”, avalia.

O futuro do porto voltará a ser discutido em Brasília nesta terça-feira. Além de iniciar a formulação da parceria com o porto de Santos, a comitiva de Itajaí vai tratar do lançamento do edital de arredamento definitivo do porto por 35 anos e da renovação da delegação portuária municipal por mais 25 anos.

A possibilidade de um novo edital provisório, que terminou sem interessados, não está descartada, mas o município pedirá que o prazo seja ampliado pra dois anos de contrato. O limite de seis meses foi considerado o motivo pra licitação transitória ter sido deserta. “É impossível ter qualquer planejamento nesse setor em apenas seis meses”, observou Volnei.

Para a assinatura da delegação portuária, já anunciada pelo governo federal, o município ainda depende de projeto de lei que transforma a superintendência do porto de autarquia para empresa pública. A proposta deve ser entregue nesta semana à Câmara, com pedido de votação em regime de urgência.

 

Renda de imediato

O presidente do Sindicato dos Arrumadores e da Intersindical dos Portuários, Ernando João Alves Júnior, o Correio, destacou que os portuários foram ouvidos na proposta e avalia que a parceria traz trabalho e renda de imediato aos trabalhadores.

Ele considerou que a solução foi a saída mais adequada para todos, levando em conta que o edital transitório não atraiu empresas e que o futuro arrendamento deve demorar até dois anos.

“Creio que tendo um acordo com a autoridade de Santos, em 30 dias tem navios aqui”, opina.

Os detalhes de como funcionaria a parceira com Santos serão definidos. É previsto uma espécie de convênio com a Superintendência de Itajaí por meio do qual os operadores de Santos já se pré-qualificariam para operar navios em Itajaí.

“O regimento jurídico é de Itajaí, a mão de obra é de Itajaí, o que acontece é a facilidade de o contrato vigente que está lá ser remanejado pra cá”, explica Correio.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.133.131.213

Últimas notícias

NÚMEROS

No Brasil, 3 a cada 4 vivem em cidades com mais risco de desastres por chuvas

Atenção

Semasa alerta que falta de água pode ser geral em Itajaí

Dá-lhe frio

Pescadores de Bombinhas capturam 4800 tainhas

balneário camboriú

Pastores da igreja Bola de Neve são acusados por ex-membros de fraudes

Para alemão ver

Porsche revela seu primeiro híbrido de rua

Centro de Itajaí

Trânsito na Marcos Konder será interditado terça perto do Marieta

Normalizou 

Balsinha da Barra do Rio volta a funcionar

Esporte

Atletismo de Itajaí se tornou vice-campeão catarinense

OPORTUNIDADE

Unimed Litoral tem novas vagas de empregos em Itajaí, Navegantes, Itapema e BC 

NAVEGANTES

Corpo com marcas de violência é encontrado na praia de Navegantes



Colunistas

Show de Bola

Trocas de treinadores

Coluna Esplanada

Depois da lama

JotaCê

Anna pouco a vontade na coligaçao BB

Via Streaming

“Boa Pessoa”

Coluna Exitus na Política

Um passeio nas cavernas

Na Rede

Morte de produtor, garotinho com orgulho do pai na enchente e mais: confira os destaques do DIARINHO

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO




Podcast

Pescadores capturam 4800 tainhas em Bombinhas

Publicado 20/05/2024 19:52



Especiais

NÚMEROS

No Brasil, 3 a cada 4 vivem em cidades com mais risco de desastres por chuvas

DADOS

Exportação de armas de fogo dobrou durante os anos Bolsonaro, revela levantamento inédito

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado



Blogs

Blog do JC

Dona Justa arquiva bronca contra Juliano Campos

A bordo do esporte

Maratona fecha etapa de Ouro Branco da Estrada Real

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação