A protetora de animais Emanoelly Roberta Rodrigues Silva, de 39 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil na noite de segunda-feira relatando a ameaça que recebeu de um casal de moradores do bairro Morretes, em Balneário Piçarras. O motivo: ela estava alimentando os cães de rua.
Segundo o vídeo registrado por Emanoelly, o dono da casa em frente ao local onde ela dava comida aos dogs chegou a usar uma arma para intimidá-la. A ameaça aconteceu na rua Abilio Manoel ...
Segundo o vídeo registrado por Emanoelly, o dono da casa em frente ao local onde ela dava comida aos dogs chegou a usar uma arma para intimidá-la. A ameaça aconteceu na rua Abilio Manoel de Borba às 18h30 de segunda.
Emanoelly conta que as ameaças acontecem porque o casal não quer que dê comida aos cães abandonados. “São animais abandonados no caminho onde está sendo construída a casa de passagem para animais – local onde trabalho. Eu passo diariamente, alimento, dou remédios, e o casal não quer porque os cães ficam na rua perto da casa deles”, conta.
Esse já foi o segundo atrito entre a protetora de animais e o casal de vizinhos. O primeiro foi no dia 27 de fevereiro. “Os cães não passam o dia ali. Eles são bem assustados e só aparecem à noite. No dia 27 de fevereiro eles fizeram a primeira ameaça, mas não levei a sério”, revela.
Nesta segunda-feira, quando o marido foi buscá-la no trabalho, o casal parou para alimentar os animais. “O meu esposo ficou no carro, e eu desci pra colocar ração. Dei sachê de comida para os cães. Veio o esposo dessa senhora, como mostra no vídeo, e manda trazer uma arma. Daqui a pouco vem três caras, a esposa e os caras realmente vieram armados”, denuncia.
No vídeo, a dona da casa alega que os cães passam o dia em frente à sua casa e chegam a matar as galinhas da família. A Polícia Civil já informou que vai investigar o caso. O crime de ameaça tem pena de detenção de um a seis meses, segundo o Código Penal.
Parente do prefeito
A população conta que os terrenos daquele trecho da rua pertencem à mesma família. Eles não querem que alimentem os cães porque muitos animais permanecem na rua e geram incomodação. “Mas também não querem fazer nada para resolver o problema”, opina um outro vizinho.
A protetora de animais contou ao DIARINHO que o casal ainda alega ser parente do prefeito Tiago Baltt (MDB) e afirmou que iria contar com o prefeito de Piçarras para resolver a situação.
Na manhã desta quarta-feira, dia 21, a prefeitura informou que o Fundo de Proteção e Bem Estar Animal não recebeu a denuncia sobre a ameaça contra a protetora. “A legislação não condena a atitude de alimentar animais de rua”, informou a prefeitura. “A prefeitura não tem conhecimento do parentesco da pessoa citada com o prefeito”, completou a nota. Já sobre construção de abrigo, o Fundo de Proteção e Bem Estar Animal está trabalhando em uma nova licitação de resgate de animais em situação de risco de vida.