Navegantes
Construções de prédios trancam o trânsito no centro de Navegantes
"Área não é fiscalizada pela prefeitura e as construtoras fazem o que querem", diz morador
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Moradores da rua Honorato Coelho da Rocha, no centro de Navegantes, reclamam que as obras de três grandes edifícios estão inviabilizando o tráfego de veículos. Entre as queixas estão o estacionamento de caminhões de grande porte sobre as calçadas, cones que impedem o estacionamento de veículos na via e também o depósito de entulhos, inclusive fora de caçambas. A via é paralela à avenida Cirino Adolfo Cabral, que é a avenida beira-mar da cidade, e tem tráfego nos dois sentidos.
“O tráfego está inviável, principalmente em dias de chuva, quando aumenta o número de veículos nas ruas. São três obras, duas da SBJ Construtora e uma da Inbrasul, em um trecho de cerca de 100 metros. A área não é fiscalizada pela prefeitura e as construtoras fazem o que querem”, diz o morador. Ele conta que já ligou para a prefeitura reclamando do problema e não obteve nenhum retorno. Diz ainda que ligou diretamente para o secretário de Segurança sugerindo que a via fosse transformada em mão única, o que minimizaria o problema. “Ele simplesmente me disse que tinha coisas mais importantes para se preocupar”, completa.
O secretário de Segurança e superintendente da Fundação de Trânsito de Navegantes (Navetran), Joziel Pereira, diz que tem ciência da solicitação de transformar em sentido único a rua Honorato Coelho da Rocha e estuda, junto com outras solicitações, essa possibilidade. Ele afirma ainda que a Navetran não autoriza que uma via inteira seja paralisada por conta de construções e que a permissão é para no máximo meia via. “Quando algum cidadão se deparar com uma situação dessas, orienta-se que ligue para o 190 (Polícia Militar) ou para o 153 (Guarda Municipal)”, diz.
A construtora Inbrasul informou que não tem obras nesta rua e sim na avenida Cirino Adolfo Cabral. No entanto, o fundo do edifício em construção é virado para a rua Honorato Coelho da Rocha. “Desconhecemos qualquer inviabilização do trânsito no local. Todas as vezes que se faz necessário caminhões para concretagem, as devidas autorizações são solicitadas ao órgão competente. Lamentamos qualquer tipo de transtorno”, diz nota da construtora.
A SBJ Construtora informou que as obras na rua estão devidamente licenciadas e os trabalhos são realizados de segunda a sexta, em horário comercial, dentro dos parâmetros da legislação. “Quanto a possíveis transtornos, entendemos que pontualmente possam ocorrer, pois a referida rua tem trânsito de duplo sentido e quando há a necessidade de carga ou descarga de materiais a situação acaba se complicando. Mas, infelizmente, essa situação foge do alcance de resolução da construtora”, informou a empresa por meio de nota.p