Começa hoje
Balneário Camboriú sedia evento da ONU dedicado à família
Estão confirmadas a participação de mais de 80 delegações de todo o mundo; inscrições são on-line
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Balneário Camboriú recebe a partir desta quarta-feira a Cúpula Mundial da Família 2023. O evento, que segue até sexta-feira, tem abertura oficial às 14h no Sibara Flat & Convenções, mas as delegações e convidados começam a ser recepcionados já pela manhã.
Com o tema “Investir em Famílias”, a Cúpula tem entre os objetivos tornar a década de 2020-2030 um período de ações efetivas e garantir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível local.
A ideia de BC sediar este evento internacional surgiu quando, em junho de 2022, o prefeito Fabrício Oliveira (PL) participou da Cúpula Mundial da Família em Genebra, na Suíça. Na época, ele apresentou o case do município no enfrentamento à pandemia de covid-19 e da Casa da Família, que é um espaço dedicado à promoção de interações familiares.
“É um espaço público inovador que integra projetos, programas e serviços em atenção às famílias ao consolidar uma política pública de atenção social e valorização da vida. O alinhamento das ações de governo com a Agenda 2030 apresentadas em Genebra foi determinante para a escolha de Balneário Camboriú como sede da Cúpula Mundial da Família 2023”, destacou o prefeito.
O encontro é realizado pela Organização Mundial da Família e pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) em parceria com outros órgãos vinculados às Nações Unidas. “Este evento é muito importante e uma grande oportunidade para a visibilidade internacional da nossa cidade e com uma estrutura realmente preparada”, completa Fabrício. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas clicando neste link.
Curso para gestores públicos
Segundo a presidente do evento, Deise Kusztra, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criou o consenso de que a dignidade do indivíduo é fundamental.
“Os objetivos e metas da agenda devem ser alcançados por todas as nações e pessoas e por todos os segmentos da sociedade. Desta forma, precisamos formar os gestores municipais para liderarem com este desafio. Santa Catarina é o lugar ideal para este encontro”, explica.
Durante o evento, instituições de pesquisa e desenvolvimento vão assinar um protocolo de intenções para criar uma Universidade Prefeitos no Brasil e formar os gestores públicos para que consigam atingir as metas da Agenda 2030.
A intenção é iniciar a universidade em Santa Catarina e ampliar posteriormente para os demais estados.
“O legado será sentido por muito tempo. Além da apresentação da universidade, o encontro dará origem a uma declaração que será assinada por todas as delegações presentes com o objetivo de ajudar as nações a agirem em favor da Agenda 2030”, destaca Deise.