A tradicional festa junina de São João do Itaperiú, que tem a maior fogueira de São João do sul do Brasil, não vai rolar neste ano. A prefeitura e a coordenação da paróquia São João Batista anunciaram que o evento, que acontece anualmente do dia 24 de junho, voltará só em 2024.
Continua depois da publicidade
“O cancelamento da edição deste ano foi pelos estragos causados pela microexplosão em fevereiro. Na ocasião, a Igreja Matriz foi destruída e o Centro de Eventos danificado, ambos espaços ...
“O cancelamento da edição deste ano foi pelos estragos causados pela microexplosão em fevereiro. Na ocasião, a Igreja Matriz foi destruída e o Centro de Eventos danificado, ambos espaços fundamentais para a realização da festa”, explicou a prefeitura.
Continua depois da publicidade
O prefeito Clézio José Fortunato (MDB) lamentou cancelar a festividade, retomada em 2022 após dois anos suspensa em razão da pandemia. “Nossa festa é grandiosa e não podemos realizá-la de qualquer forma. Precisamos estar preparados para receber o visitante e a coordenação da paróquia achou melhor aguardar a reconstrução da Igreja Matriz”, ressaltou.
O temporal em fevereiro foi marcado por fortes ventos que destruíram toda a cobertura da igreja. Até agora a paróquia aguarda a liberação dos recursos do seguro para iniciar as obras. Enquanto isso, a coordenação afirma que fará uma celebração religiosa no período que seria da festa. Novenas serão celebradas no salão paroquial e nos dias 24 e 25 de junho haverá churrasco.
Continua depois da publicidade
Fogueira gigante
A fogueira gigante, considerada a principal atração da festa, não será erguida neste ano. Em 2022, a estrutura foi construída com 35 metros de altura, sendo a maior do tipo no sul do país.
A festa de São João na cidade costuma receber mais de 15 mil pessoas só na noite de sábado, quando ocorre o acendimento da fogueira. O número de visitantes é quase cinco vezes a população do município.