Um forte temporal causou estragos em São João do Itaperiú, no Vale do Itapocu, pertinho de Barra Velha. A chuva e as fortes rajadas de vento registradas na tarde de domingo derrubaram árvores, postes e destelharam imóveis por toda a cidade. A ventania atingiu mais de 75 km/h.
Continua depois da publicidade
O vendaval ocorreu por volta das 15h e afetou principalmente os bairros do Centro e Toca. Os moradores relataram que a situação parecia um pesadelo e que nunca vivenciaram algo parecido.
Um posto de combustível teve o teto praticamente arrancado. Comércios, igrejas e casas foram destruídos pela força do vento. Outro setor que sofreu grandes prejuízos foi a agricultura, com plantações de banana e arroz totalmente perdidas.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil afirma que há registros de famílias desabrigadas, mas que foram direcionadas para abrigos nas casas casas de familiares. Não houve vítimas graves da tempestade.
O abastecimento de energia elétrica está sendo normalizado aos poucos. A Celesc está atuando na cidade com diversas equipes para fazer a troca de postes e fiações atingidas. Situação parecida no setor de internet, onde as empresas privadas ainda fazem os reparos.
A prefeitura da cidade decretou estado e emergência. A estimativa é que os prejuízos ultrapassagem os R$ 10 milhões.
Governador sobrevoa cidade pra ver estragos
O governador Jorginho Mello (PL) visitou São João do Itaperiú na tarde de segunda-feira, para avaliar os estragos causados pela tempestade. Ele e o prefeito prefeito Clézio (MDB) sobrevoaram a cidade.
O prefeito também decretou estado de emergência no início da tarde. Estima-se que 70 famílias ligadas à agricultura tenham sido atingidas e o prejuízo inicial é de aproximadamente R$ 10 milhões. O laudo está sendo feito pela Epagri.
Já o levantamento das demais residências ou comércios afetados está sendo feito pela Defesa Civil. Jorginho afirmou que após a conclusão da análise da Defesa Civil, o Estado atuará para reverter os estragos causados em obras públicas. Já para famílias carentes, o governador adiantou que buscará alternativas junto à Assistência Social.
Continua depois da publicidade